Saúde

Cigarro é o grande vilão das doenças da boca e garganta

Foto: Mariana Noronha/Arquivo Portal Satc

Foto: Mariana Noronha/Arquivo Portal Satc

São inúmeros os impactos negativos que o cigarro traz para a saúde do ser humano, entre eles o comprometimento da estética bucal. Conforme a dentista Ilse Nuernberg, a cavidade bucal de um fumante geralmente apresenta escurecimento da língua, lábios, gengiva, dentes e restaurações. “Essas alterações são devido à pigmentação de algumas substâncias presentes no cigarro”, afirma a dentista em entrevista para o Portal Satc.

Outros problemas mais sérios como doenças periodontal também não podem ser descartados. “Essa doença ataca a gengiva, osso e ligamento que une os dentes podendo levar a perda destes e lesões na boca, incluindo, até mesmo o câncer”, alerta Ilse.

O paciente que fuma deve ter cuidados redobrados com a boca, como por exemplo, realizar o autoexame. “É importante para detectar se há a presença de manchas, feridas brancas ou vermelhas”.

Ilse orienta que o paciente deve fazer o autoexame colocando a língua em todas as posições de modo que possa verificar o interior da própria cavidade oral. Uma dica importante da profissional é que ao realizar o auto exame não deve esquecer visualizar as bochechas e garganta.

Independente de a pessoa ser fumante ou não a dentista aconselha escovar bem os dentes após as refeições, usando um creme dental com flúor e fazer troca da escova dental a cada três meses. “Usar fio dental e como complemento a higiene bucal, fazer bochechos com enxaguantes bucais aumenta a proteção contra cárie e doenças gengivais”, recomenda.