Geral

Cinco capivaras são encontradas mortas no Rio Tubarão

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O cheiro forte vindo das margens do Rio Tubarão alertou moradores do bairro São Raimundo, na Cidade Azul. Na sexta-feira, Geane Mendes Medeiros deixou sua casa e, acompanhada de familiares, foi até a margem do rio para ver do que se tratava. No local, encontrou cinco capivaras sem vida. 

Segundo Geane, além das capivaras mortas, ela encontrou algo incomum. “Havia muita espuma no rio, onde as capivaras estavam. Elas não tinham sinais de que haviam sido machucadas. Não sei o que houve. Mas nunca havia presenciado algo assim desde que moro próximo ao rio”, revela a moradora. 

Além das cinco capivaras encontradas na sexta-feira, Geane relembra que, dias antes, familiares também encontraram outros dois animais da mesma espécie mortos na beira do rio. “Acredito que eles tenham sido envenenados. Não sei se por ação humana ou algo que possa ter no rio. Disso não temos conhecimento”, fala a tubaronense. 

Além da morte das capivaras, na última semana, além de peixes e uma tartaruga, um boto foi encontrado morto na Praia do Mar Grosso, em Laguna. O boto, que tinha pouco mais de seis meses de idade, era uma fêmea. O material coletado foi encaminhado para análise toxicológica e genética em São Paulo e na UFSC, em Florianópolis. A causa das mortes em Laguna ainda é apurada.

Com informações do Diário do Sul