Segurança

Cinco ocorrências de incêndio em mata são registradas por semana na região de Jaguaruna

De acordo com os bombeiros voluntários de Jaguaruna, os casos ocorrem por descuido de quem costuma queimar lixo em terrenos baldios

Foto: Divulgação / Notisul

Foto: Divulgação / Notisul

Os casos de incêndio em mata têm sido frequentes na região de Jaguaruna. Pelo menos cinco ocorrências são atendidas por semana pelos bombeiros voluntários do município. Um número considerado alarmante. Em boa parte dos casos, as chamas iniciaram em áreas abertas, próximas a terrenos baldios.

De acordo com o comandante dos bombeiros voluntários, muitos moradores queimam lixo e não se preocupam com a direção do vento. “O vento faz com que as chamas se alastrarem e atinjam galhos e folhas. Em pouco tempo, o que deveria ser um pequeno foco vira um grande incêndio, muitas vezes difícil de controlar”, informa Ugo Leonardo Medeiros, em entrevista ao site Notisul.

Nesta quinta-feira, por volta das 16 horas, um incêndio de grandes proporções foi registrado em um terreno localizado no bairro Retiro, na divisa entre os municípios de Jaguaruna e Sangão. Duas viaturas e cinco bombeiros foram deslocados para atender a ocorrência.

A área atingida fica em uma plantação de eucalipto e mede cerca de cinco hectares. O vento forte alastrou o fogo rapidamente. Por ser um terreno grande, os socorristas utilizaram, além de dois mil litros de água, alguns abafadores para conter os focos de incêndio. 

O combate às chamas durou cerca de 4h30min. A guarnição teve o apoio de dois bombeiros militares. “A situação na região está cada vez mais complicada, porque os casos ocorrem, na maioria das vezes, próximos de residências e rodovias. Além da poluição provocada pela fumaça, a falta de visibilidade pode causar acidentes, principalmente no verão, quando o litoral recebe centenas de turistas”, alerta o comandante Ugo.