Educação

“Ciranda na Escola” chega a unidades da rede municipal de Criciúma

Discussão do programa está direcionada a promover o debate com toda a sociedade sobre a importância do Plano Municipal da Educação

Foto: Cristian Pereira

Foto: Cristian Pereira

As Escolas Municipais Hercílio Amante e Filho do Mineiro organizaram estudantes do 6° ao 9° ano, professores e ex-alunos, nessa quarta-feira (16), para discutir a reativação do Grêmio Estudantil nas instituições. Esta ação faz parte do programa “Ciranda na Escola”, desenvolvido pelos membros do Plano Municipal de Educação (PME), com o intuito de estimular o debate, a participação e o aprofundamento sobre a educação como um compromisso de todos.

A “Ciranda na Escola” é um movimento de mobilização do Plano Municipal de Educação (PME), organizado pela União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) que tem como objetivo discutir os Planos criados em todo território nacional, visando garantir o direito à educação e a importância de que todos participem do processo de elaboração do texto e implantação do PME de Criciúma. 

Segundo a gerente pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e presidente do PME, Marlene Pires Amorim, a Ciranda pretende manter a população mobilizada em debates sobre os principais desafios para garantir a educação e combater a exclusão escolar. “A intenção da Secretaria Municipal de Educação é que todas as escolas da rede a partir de agosto façam esse movimento na escola para discutir as ações e estratégias do PME de Criciúma. Esta é a primeira ação que realizamos e buscamos a participação de alunos, educadores e ex-estudantes para que eles entendam a importância de se ter um Grêmio Estudantil dentro da escola, pois ali o aluno pode mostrar seu conhecimento e buscar um melhor atendimento na escola”, declarou.

Na escola Hercílio Amante, o ex-presidente do Grêmio Estudantil Diego Scussel falou sobre as eleições, as atividades desenvolvidas nas escolas e a importância de fazer parte de um grêmio. No encontro foi entregue materiais contendo informações sobre o assunto e formada uma comissão pró-grêmio. Já no educandário Filho do Mineiro, as ex-estudantes que faziam parte do grêmio estudantil criado em 2003 Ariel Salvaro Jorge e Akissani Rafael Martins, que abordaram a alegria de retornar a escola e dizer aos alunos quão significativos colocar em prática as ideias, sonhos e ideais dos estudantes.

Para a diretora da escola Filho do Mineiro, Neusa Maria Freitas Souza, esta é uma forma de dizer que educação que todos e em coerência buscam para nossas escolas. “Temos que fazer brotar nossas sementes em nossos alunos. Queremos que eles transformem a educação, a saúde e todas as outras coisas do mundo. A partir da reativação do grêmio, os alunos dirão o que desejam, o que pode fazer para que se alcance a educação esperada. Todos têm que se envolver, tanto pais, quanto alunos, professores e comunidade em geral”, ressaltou Neusa.

As escolas receberão o guia “A participação de crianças e adolescentes e os Planos de Educação” como documento orientador didático-metodológico para ser desenvolvido com os alunos. Atualmente a comissão do PME é composta por 24 representantes de entidades educacionais de Criciúma, que se reúne para discutir a elaboração de texto base que será encaminhada para as escolas.

Colaboração: Milena dos Santos