Cultura

Cirquinho do Revirado circulará por 10 municípios do sul catarinense

Foto: Mara Souza

Foto: Mara Souza

O Grupo de Teatro Cirquinho do Revirado, de Criciúma, foi contemplado com o Prêmio Funarte Artes na Rua. A premiação da Fundação Nacional das Artes (Funarte) vai permitir que o grupo circule por 10 municípios do sul de Santa Catarina, com espetáculo Júlia. A turnê inicia na próxima terça-feira, dia 2 de dezembro, em Morro da Fumaça, e encerra dia 22, na Praça Nereu Ramos em Criciúma.

O espetáculo Julia, já circulou por mais de 18 estados brasileiros, e agora circula próxima a “casa dos artistas”, nas cidades de Morro da Fumaça, Maracajá, Gravatal, Cocal do Sul, Urussanga, Içara, Araranguá, Orleans, Nova Veneza e Criciúma. “É uma oportunidade para o Grupo e para as pessoas que acompanham o nosso trabalho, poder assistir este espetáculo que vem circulando o Brasil. Para nós do Grupo, é uma grande emoção ter sido contemplado neste edital nacional, reforçando a qualidade dos espetáculos que o grupo produz”, comentou o ator Reveraldo Joaquim.

Dois Bufões e o Natal

Ainda segunda Reveraldo, a circulação é uma oportunidade de o Grupo ser mais reconhecido na sua própria região. “Por todo o Brasil vemos diversas histórias de grupos de teatro, que apesar de circular muito, são poucos valorizados e até pouco conhecidos na região geográfica onde o mesmo tem sede”, explica. Reveraldo aponta como justificativa, a dificuldade de apresentar em algumas regiões a falta de recursos financeiros e a falta de políticas culturais em alguns municípios que apõem a arte a cultura.

Para a atriz Yonara Marques, levar Júlia para as cidades neste período de Natal é uma forma de realizar o papel social, cultural e até mesmo o educacional do grupo. “Com Júlia levamos questionamentos da importância que a arte de rua tem. Tocar o coração e a alma das pessoas com esta peça que mexe tanto com a moral e os bons costumes. A função do teatro é também ampliar estes paradoxos”, diz. Segundo eles, Júlia inspira e instiga à questionamentos sobre este produto que nos vendem, o próprio natal, e é na rua que se alcança um diálogo direto com o espectador. “A rua apesar de estar inserida geograficamente neste universo mercantil, ela tem um ponto a favor da arte: a democracia. O poder fica nas mãos do artista de conseguir fisgar ou não o expectador. A rua é de todos, quem quer para, quem não quer segue. Longe da pretensão de apresentarmos conclusões, cremos que se faz necessário trilhar uma investigação da linguagem teatral enquanto possibilidade ímpar de conhecimento, por meio de sua função simbólica”, pontua Reveraldo. O espetáculo trata da vida e do mundo de dois Bufão, que seria palhaço grotesco, na linguagem teatrol. “O Grotesco existe só para nos proteger de nós mesmos”, arremata Reveraldo.

Agenda:

Data

02/12/14 Terça feira

04/12/14 Quinta feira

05/12/14 Sexta feira

11/12/14 Quinta Feira

13/12/14 Sábado

15/12/14 Segunda feira

17/12/14 quarta feira

18/12/14 Quinta feira

19/12/14 Sexta feira

22/12/14 Segunda feira

Hora

20h

20h

21h

21h

10:30

20h

20h

20:30

21h

20h

Cidade

Morro da Fumaça

Maracajá

Gravatal

Cocal do Sul

Urussanga

Içara

Araranguá

Orleans

Nova Veneza

Criciúma

Local

Em Frente a Igreja

 Em frente a Prefeitura

Praça dos Direitos Humanos

Em Frente a Igreja

Praça Anita Garibaldi

Praça da Igreja Matriz

Calçadão da Getúlio Vargas

Praça Celso Ramos

'Praça da Gôndola

Praça Nereu Ramos

Colaboração: Antonio Rozeng