Saúde

Cirurgia bariátrica é tema de livro que será lançado no Sul

Paciente relata todos os processos desde o pré e pós-operatório em publicação que será lançada este mês

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A cirurgia bariátrica é um tema que ainda hoje causa preocupação aos que necessitam realizá-la. Seja pelas dúvidas sobre os métodos, como proceder antes e no pós-operatório ou até mesmo se é a melhor opção para o emagrecimento. Estas são algumas das dúvidas relatadas no livro “Cirurgia Bariátrica: vida após a obesidade mórbida” escrito por Greici Keller de Oliveira Patrício que será lançado no dia 19 de setembro, em Forquilhinha, no auditório da Prefeitura, às 19h30 e no dia 25 de setembro na Clínica Mova, em Criciúma, às 19h.

“Eu sempre escrevi muito e foi daí que surgiu a ideia de relatar todo o processo que vivenciei desde a escolha pela cirurgia, até a recuperação e a melhora na qualidade de vida. Tenho uma disfunção hormonal e por isso, a única maneira de conseguir reduzir peso, o que era extremamente necessário já que corria risco de morte, foi a cirurgia”, enaltece Greici.

 “Chega um momento na vida dos pacientes com obesidade mórbida em que dietas, medicações e os tratamentos não auxiliam da maneira devida. Então é aí que entra a cirurgia bariátrica, ou seja, para pacientes que possuem o Índice de Massa Corpórea (IMC) acima de 40, indicando-se o procedimento com uma equipe capacitada e multidisciplinar, incluindo cirurgiões, nutricionistas, psicólogos e que possam avaliar e auxiliar para a técnica mais adequada para cada pessoa”, pontua Dr. Leandro Avany Nunes, da Clínica Mova, que foi responsável pela cirurgia de Greici e apoiador na publicação do livro.

Na publicação, Greici relata toda a sua história de vida, passando pelo momento que começou a aumentar de peso, aos 14 anos até o momento que decidiu pelo procedimento. “Cheguei aos 28 anos e em um mês engordei 10 quilos, mesmo fazendo atividades físicas, já que sou professora de dança. Isso foi o principal motivo para optar pela cirurgia”, relata.

A importância do acompanhamento de uma equipe multidisciplinar também são exaltados no livro, que conta também com um mini-diário da bariátrica e mais quatro relatos de pessoas que passaram pela bariátrica. A publicação conta com 76 páginas e estará disponível para venda após o lançamento.

Colaboração: Jéssica Pereira/Novo Texto Comunicação