Saúde

Clareamento dental, uma alternativa à estética

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O clareamento dental está ganhando espaço nos consultórios odontológicos e caindo nas graças dos pacientes, já que melhora a cor e, por consequência, a aparência dos dentes. Segundo o dentista da rede de Clinicas Odontológicas Azuldental, Lucas Bruce Souza, atualmente são oferecidas duas opções de clareamento, o de consultório e o caseiro. “A diferença entre um e outro é o tempo de tratamento. No de consultório em duas ou três sessões já é possível obter o resultado esperado pelo paciente. Já no caseiro, o tempo de tratamento se estende por 15 a 20 dias”, explica o dentista.

Souza ainda afirma que a escolha por um dos métodos deve ser feita com o auxílio de um profissional, que vai avaliar e orientar sobre qual o procedimento mais adequado conforme as necessidades do paciente. “O clareamento de consultório é um pouco mais agressivo o que pode causar maior desconforto e sensibilidade aos dentes, por isso esse tratamento é mais indicado para quem precisa de resultados rápidos, como participar de um evento, por exemplo,”, ressalta.

O jovem Fábio Spillere Viana optou pelo clareamento caseiro e ficou feliz com os resultados. “A boca é um cartão de visitas, então resolvi fazer o clareamento para melhorar a aparência do meu sorriso. Logo na primeira semana já pude notar a diferença”, afirma. Viana explica ainda, que já repetiu o processo mais uma vez. “Depois de algum tempo o dente voltou a escurecer, por isso já fiz um retoque, que segundo o meu dentista é comum nesse tipo de tratamento”, finaliza.

Segundo Souza, outro ponto importante é o acompanhamento com um profissional odontológico. “Muitas pessoas costumam fazer o tratamento por conta própria, em casa, mas isso não é seguro, podendo não obter o resultado esperado ou, até mesmo, causar lesões na gengiva”, enfatiza o profissional da Azuldental.

A alimentação também requer cuidados durante o tratamento. Alimentos com correntes, a exemplo do café, vinho e chocolate ou os muito ácidos, podem causar manchas nos dentes. Por isso é necessário suspender o uso durante o processo.

Confira algumas dicas para, após o clareamento, permanecer com os dentes brancos:

– Use creme dental branqueador para a remoção de manchas e prevenir o amarelamento dos dentes.

– Escove ou enxágue os dentes imediatamente após consumir alimentos ou bebidas que possam manchá-los.

– Verifique se seus dentes necessitam de manutenção. Dependendo do método de clareamento usado, uma reintervenção após seis meses, um ano ou dois pode ser necessário. Caso você fume ou beba muito café, talvez precise de um retoque com mais frequência.

Colaboração: Rosi Mizeeski/Ápice Comunicação