Geral

Classe advocatícia festeja o seu dia nesta segunda-feira, 11 de agosto

Advogado Odirlei de Oliveira (Foto: Divulgação)

Advogado Odirlei de Oliveira (Foto: Divulgação)

Esta segunda-feira, 11 de agosto, dia da criação dos cursos jurídicos no Brasil, representa também a data escolhida para homenagens à classe advocatícia, composta por profissionais representantes de uma das mais importantes entidades da sociedade civil organizada.

Os primeiros cursos de direito do país, surgiram em Olinda e em São Paulo, no Largo de São Francisco, hoje a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, em 1827, com um decreto assinado por D. Pedro I.

Em homenagem a esse marco, comerciantes de restaurantes começaram a custear as despesas dos estudantes que frequentavam seus estabelecimentos. Com isso, instituiu-se o “dia do pendura”, onde os estudantes não precisariam pagar suas contas. Porém, com o passar dos anos, o número de alunos nos cursos aumentou muito, causando prejuízos aos comerciantes, motivo pelo qual deram fim à brincadeira.

O curso de Direito dura cinco anos. Para atuar na área, é necessário que o bacharel tenha também tido aprovação no exame da OAB.

Para o advogado Odirlei de Oliveira, com escritório em Lauro Müller, diante de todas as dificuldades encontradas no desempenho da profissão, a classe continua sendo historicamente o mais zeloso representante dos interesses do cidadão. “O advogado possui o papel importante na formação da sociedade, já que luta diariamente pela proteção das liberdades, da vida e do patrimônio das pessoas. A importância do advogado é afirmada inclusive na Constituição Federal de 1988, em seu artigo 133, onde diz que: o advogado é indispensável a administração da justiça”, comenta Oliveira, acrescentando que a classe tem muito o que comemorar nesta data.

Seminário

Para comemorar o Dia do Advogado, Criciúma recebe esta semana o I Seminário Sul Catarinense de Direito Processual. O curso de Direito da Faculdade Esucri promove, também, sua II Semana Jurídica. O evento será realizado na Associação Comercial de Criciúma (Acic) nos dias 11 e 12, a partir das 18 horas.

Acelino Rodrigues de Carvalho, advogado e professor, palestrará sobre "O Projeto de Novo Código de Processo Civil: Conquistas e Controvérsias". Sua palestra acontece na segunda-feira. O juiz de direito e professor Alexandre Morais da Rosa será o palestrante de terça-feira. O tema de sua explanação será "A Teoria dos Jogos no Processo Penal".

Para o coordenador do curso de Direito da Esucri, Francisco Pizzette Nunes, essa é uma ótima oportunidade para os estudantes de Direito e profissionais da área da região Sul de Santa Catarina. “Dois palestrantes de renome estarão em Criciúma para discutir as inovações previstas no Novo Código de Direito Processual Civil e as novidades da área de Processo Penal”, afirma.

O seminário é promovido pela Faculdades Esucri, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção Criciúma, Damásio Educacional e Câmara dos Deputados. Os interessados podem se inscrever diretamente na Faculdades Esucri (Rua Gonçalves Ledo, 185), na OAB de Criciúma (Avenida Getúlio Cargas, 440, 6º andar) e na Damásio Educacional de Criciúma (Rua Duque de Caxias, 225).