Saúde

Clima exige mais cuidado contra a dengue

Foto: Reprodução Jornal Notisul

Foto: Reprodução Jornal Notisul

A elevação da temperatura e as constantes chuvas tornam o período preocupante. É nestas condições que o mosquito da dengue se prolifera. A equipe do programa de combate às endemias intensifica as ações e alerta para a prevenção.

De acordo com o coordenador do programa, Hélio de Oliveira Junior, as ações de combate à dengue ocorrem durante todo o ano. “Teremos uma atividade específica, prevista para semana que vem, antes do feriado de finados, onde serão instaladas placas de conscientização nos cemitérios para evitar a utilização de vaso de flores com acúmulo de água”, informa Oliveira, em entrevista para o jornal Notisul.

As vistorias nos cemitérios da Cidade Azul são realizadas quinzenalmente e têm como objetivo verificar o acúmulo de água e a existência de larvas nos vasos de flores e outros recipientes encontrados a céu aberto. Em virtude do Dia de Finados, os responsáveis pelo setor de combate à dengue intensificarão as vistorias, pois o número de pessoas que circulam por estes espaços aumenta em função da data.

Os que pretendem levar flores em homenagem aos entes queridos devem ficar atentos à possibilidade de acumular água e formar larvas do mosquito Aedes Aegypti. Os pratos colocados para manter a planta podem oferecer riscos se não houver uma manutenção. A maioria dos vasos já permanece no tempo, e não ocorre a necessidade de manter o prato com a água.

Focos

Neste ano, a equipe localizou dez focos e continua o trabalho para evitar a proliferação. A última larva positiva foi encontrada há cinco meses no bairro Humaitá de Cima, em Tubarão, às margens da BR-101. A equipe do programa de combate às endemias vistoriou uma área no raio de 300 metros do local encontrado, onde foram detectadas diversas larvas em casas e empresas da localidade, mas nenhuma delas com o  Aedes aegypti. Quinzenalmente, são coletadas as larvas em cinco pontos estratégicos do município e encaminhadas à gerência regional de saúde, onde o material é analisado. Caso o resultado seja positivo, a equipe volta ao local e realiza um acompanhamento. 

A prevenção é a única arma contra a doença

A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos, lixeiras, entre outros.