Geral

Cocal do Sul inaugura sede da Defesa Civil Municipal

Foto: Maria Luiza Da Rolt

Foto: Maria Luiza Da Rolt

A partir de agora, Cocal do Sul contará na prática com um novo órgão que terá como objetivo promover a segurança, implementação de projetos de prevenção e redução de desastres. A Administração Municipal de Cocal do Sul inaugurou nesta quarta-feira, 05, a sede administrativa da Defesa Civil Municipal. O novo espaço irá funcionar integrado junto à sede do Samae e da Fundação Municipal do Meio Ambiente, localizados na rua Lisboa, no bairro Bela Vista, s/n. O ato contou com a presença do Prefeito Ademir Magagnin, a vice, Cirlene Gonçalves Scarpato, presidente do Legislativo, Agenor Pedroso, coordenador da Defesa Civil da Secretaria Regional, Rosinei da Silveira, coordenador da Municipal, Geraldo Echeli, secretários, vereadores, autoridades policiais e lideranças. Na ocasião, também foram apresentados os novos integrantes do novo Conselho Municipal da Defesa Civil de Cocal do Sul (COMPDEC).

A iniciativa tem como objetivo uma atuação permanente e exclusiva para promover e desenvolver ações e planos preventivos, mapear todas as áreas de risco ou passíveis de eventos danosos, causados pelo homem ou pela natureza em conjunto com a Defesa Civil do Estado, além de disponibilizar imagens de satélites que precisarão a previsão do tempo que servirá ainda para auxiliar os trabalhos ao ar livre, na agricultura, entre outros. Após os pronunciamentos e descerramento da placa, os presentes puderam conhecer na prática a captação dessas informações que estarão disponíveis à população.

Segundo Rosinei, Cocal fazia parte dos 90% dos municípios sem a constituição da Defesa Civil no Estado, ou seja, sem ações de prevenção e atuação nesta área. “Esse é um momento histórico par ao município. A gente conseguiu estruturar tudo isso numa união de forças entre os Poderes Executivo e Legislativo, a começar pela legislação. A cidade está saindo na frente, com uma Lei moderna que está servindo de exemplo para muitos municípios da região. É importante ter essa condição de trabalho, com foco na prevenção. Nós seres humanos não conseguimos evitar as mudanças climáticas, mas podemos, por meio de projetos e ações, fortalecer e promover  a qualidade de vida”, ressalta o coordenador da Defesa Civil da SDR.

Segundo o prefeito de Cocal do Sul, Ademir Magagnin “o município está servindo de referência e isso nos alegra, pois demonstra a boa vontade do Legislativo e Executivo. É uma ferramenta de grande importância. Ter ao nosso alcance todas essas informações climáticas, saber onde estão as áreas de risco, fazer o mapeamento, realizar palestras e prevenir serão iniciativas que só farão a nossa cidade avançar cada vez mais”, destaca. Para o Echile será um desafio poder colaborar para uma causa tão necessária no município. “Um dos nossos problemas de enxurrada está no bairro Jardim Elizabeth e juntos vamos buscar formas para que os desastres do passado não voltem a se repetir. Nós estamos aqui para somar e procurar enxergar lá na frente”, afirma o coordenador da Defesa Civil Municipal.

A vereadora Ângela Anjo foi a autora da indicação que deu sequência aos trabalhos de constituição da Defesa Civil e ressalta que o município não está fora das ocorrências climáticas que atingem a região. “Hoje, nós vamos poder prevenir, o município precisa disso”, disse. A Defesa Civil Municipal recebeu recentemente um kit básico composto por equipamentos que incluem computador, impressora, televisor, câmera fotográfica, GPS, trenas, capas de chuva e pranchetas. Um ponto de partida para que o município possa fazer a sua parte. Hoje o telefone para contato da Defesa Civil Municipal é o mesmo da Fundac, 3447.4693. Em breve o atendimento estará disponível por meio do disk 199.

Colaboração: Maria Luiza Da Rolt