Geral

Cocal do Sul se une e cadastra 200 pessoas para a doação de medula óssea

A solidariedade e conscientização de centenas de pessoas tornaram a campanha para a captação de doadores de medula óssea um sucesso de participação em Cocal do Sul. A ação, uma parceria entre Hemosc, Secretaria de Saúde do município, Unibave e Coopercocal, recebeu 206 doadores ainda pela manhã que se mobilizaram em prol da vida de quatro jovens que procuram incessantemente por doadores de medula óssea compatíveis. A campanha foi tão positiva que durante a tarde, para atender as pessoas que chegavam, foi preciso deslocar quatro ônibus para o Hemosc em Criciúma, totalizando quase 500 doações nesta terça-feira.

A iniciativa tem por objetivo incentivar a doação em uma campanha que acontece desde maio em prol de três jovens, moradores de Cocal do Sul, e uma jovem de Lauro Müller, portadores de leucemia e que necessitam de um transplante. Para Rafael de March Teixeira, a esperança é por um doador compatível. “Estamos unificando a campanha para podermos ajudar outras pessoas que também necessitam. Juntos nos tornamos mais fortes. Estamos felizes por conseguir fazer com que essa campanha ganhasse grandes proporções. As pessoas tem ainda pouca informação sobre o cadastro de medula, por isso estamos fazendo a nossa parte. As chances de um doador são difíceis, um para cada 100 mil, mas temos esperança e muita gratidão por todos que por aqui passaram no dia de hoje para nos ajudar”, ressalta.

A mobilização foi feita com a ajuda de amigos, imprensa, redes sociais e apoiadores. O técnico em cerâmica, Diego Pesenti aproveitou as primeiras horas da manhã para contribuir. “Essa doação é uma loteria. Eu ficaria muito contente se fosse compatível para assim poder ajudar”, afirma.

 A ação também contou com a presença de super-herói: o Batman que compareceu para prestar apoio e atrair mais pessoas para a campanha. “Todas as pessoas deveriam ser um colaborador. Está é uma causa grande para uma doação tão pequena, ou seja,5 ml de sangue”, relata.

O transplante de medula óssea é uma das principais formas de combater a leucemia, um tipo de câncer que atinge o sangue. Há apenas 25% de chance de cada paciente encontrar um doador compatível entre irmãos e um para cem mil entre os não aparentados.

Jovens que esperam por um doador:

– Rafael De March Teixeira, de 29 anos, portador de Leucemia Linfóide Aguda.

– Renan Carvalho, de 23 anos, também portador de Leucemia Linfóide Aguda

– Peterson de Jesus, de 28 anos, portador de Leucemia Mielóide Aguda

– Natália Ribeiro, de 25 anos, moradora de Lauro Müller e portadora de Leucemia Linfóide Aguda

Colaboração: Maria Luiza Da Rolt/Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Cocal do Sul

[soliloquy id=”82810″]