Geral

Colaboradores do Hospital Unimed Criciúma passam por treinamento de evacuação de emergência

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os colaboradores do Hospital Unimed Criciúma passaram por um treinamento de evacuação de emergência na segunda-feira (12). A operação aconteceu pela primeira vez na unidade hospitalar e contou com a participação de 75 colaboradores, sendo 27 da equipe da brigada de incêndio do hospital. Durante o treinamento, a equipe conseguiu realizar a evacuação de pacientes do pronto atendimento, unidade de terapia intensiva, centro cirúrgico, internação, além dos demais profissionais em tempo hábil para o salvamento de todos.

De acordo com o instrutor do treinamento, Carlos Magno, por se tratar de um primeiro treinamento, a equipe realizou a operação 100%. “Realizar uma evacuação de pessoas em um hospital é bem diferente de uma indústria. Existe uma complexidade muito grande, aqui precisamos de três brigadistas para retirar cada paciente, muitas vezes bombeando oxigênio manualmente entre outros procedimentos para mantê-lo vivo. Neste treinamento os colaboradores se saíram muito bem”, explica.

O treinamento se torna fundamental para uma possível situação de incêndio.“Os colaboradores estão de parabéns, pois o treinamento foi executado com o maior sucesso, sendo que através do treinamento conseguimos identificar falhas no sistema, para ser possível a melhoria continua no trabalho. Precisamos estar prontos para uma situações de emergência”,  comenta a técnica de segurança do trabalho da Unimed Criciúma, Elaine Gaspar.

Para a diretora de enfermagem, Denise Maccarini Tereza, o interesse dos colaboradores no treinamento contou para o sucesso da operação. “Desde quando comunicamos que teria um treinamento de evacuação todos ficaram ansiosos e contentes com a notícia. Acho que todos se esforçaram e deram o seu máximo para que tudo saísse como planejado”, declara.

Outros treinamentos como este já estão sendo organizados no hospital. Os próximos serão surpresa, sem avisar o dia e a hora. A brigada de incêndio existe no hospital desde 2011 e conta com 130 colaboradores brigadistas. 

Colaboração: Paula Darós Darolt/Novo Texto Comunicação