Geral

Coleção de peças em cerâmica será lançada hoje, em Morro da Fumaça

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Núcleo de Cerâmica Artística “Olaria das Artes”, de Morro da Fumaça, lança na noite desta segunda-feira (8) a coleção de peças em cerâmica “Bichos de Jussara”. O evento acontece às 19h30min, na Acic, em Criciúma, durante abertura do 11º Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral e o 8º Encontro da RedeAPLmineral.

Criado em 2005, o Núcleo é mantido pelo Sindicato da Cerâmica Vermelha (Sindicer), e atualmente conta com o apoio do Sebrae no desenvolvimento e produção de peças decorativas e utilitárias. “Estamos tendo a oportunidade de focar nosso trabalho, concebendo novos produtos a partir de uma pesquisa de iconografia local, ou seja, buscando detalhes na arquitetura, flora e produtos da cidade para desenvolver as peças decorativas”, explica o coordenador da escola, o artesão César Pereira.
 
Negócio rentável

Os “Bichos de Jussara” são elaborados em cerâmica pelo processo de colagem, sendo que as peças retratam os animais do sítio e atelier da ceramista e artista plástica, Jussara Guimarães, nas proximidades de Morro da Fumaça. Em cores vivas e alegres, a coleção demonstra a estreita relação do universo criativo com a natureza. “Temos a chance de agregar muito mais valor a nossa região e consolidar nossa atividade com a estruturação do Núcleo. É um projeto onde a população do município e região, em idade apta para tal, tem a chance de desenvolver uma atividade econômica super-rentável”, ressalta o presidente do Sindicer, Sérgio Pagnan.
 
Evento nacional discute o futuro da mineração

O 11º Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral e o 8º Encontro da RedeAPLmineral inicia nesta segunda-feira (8), a partir das 19h30min, na Associação Empresarial de Criciúma (Acic). O evento é organizado pelo Sindicato da Indústria da Cerâmica Vermelha de Morro da Fumaça (Sindicer) e a Cooperativa de Exploração Mineral (Coopemi), em parceria com o Laboratório Técnico da Cerâmica Vermelha (Labcer), o Núcleo de Cerâmica Artística Olaria das Artes, e os Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação, e Minas e Energia do Governo Federal, com participação do Sebrae.
 
Colaboração: João Manoel Neto/JMN Consultoria & Assessoria de Imprensa