Geral

Coleta seletiva será ampliada em Tubarão

Foto: Retrans/Divulgação/Notisul

Foto: Retrans/Divulgação/Notisul

A conscientização com o meio ambiente é um tema que tem crescido no país e no mundo. Em Tubarão, a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Funat) avança nas questões que envolvem a ampliação da coleta seletiva de lixo, para que 100% do município tenha cobertura.  

Conforme reportagem do jornal Notisul, atualmente, uma equipe de quatro pessoas realiza a coleta com um caminhão baú. A previsão é de que nos próximos três meses uma nova equipe e um novo caminhão atuem nas ruas, permitindo que as áreas mais afastadas do perímetro urbano façam parte das rotas. Além do novo grupo, também serão instalados contentores de lixo em pontos estratégicos do município.

O gerente da Retrans, Claudio Nunes, destaca que os contentores e a nova equipe facilitarão o trabalho. “Hoje coletamos de 65 a 60 toneladas por mês. Esse número deve crescer com uma conscientização maior da população, que poderá utilizar os contentores para armazenar devidamente o lixo quando não for o dia da coleta seletiva”, explica Claudio.

O diretor-presidente da Funat, Guilherme Bressan, explica sobre o andamento das ações. “Temos previstos 20 contentores para o município, localizados em pontos estratégicos. A coisa vem ocorrendo de forma cadenciada, organizada. Vamos aplicar um projeto que, independente do governo que entre, continue funcionando para a população”, adianta o secretário. Todo esse trabalho já foi apresentado na prefeitura de Tubarão. Por motivos burocráticos, sofreu alguns atrasos, mas já caminha para dar entrada no processo licitatório nos próximos dias.

Viabilidade do projeto

De acordo com o secretário Guilherme Bressan, hoje é mais viável realizar o processo da coleta seletiva com mais uma equipe do que levar os dejetos sólidos até o aterro sanitário. “Atualmente é mais econômico colocar uma nova equipe, que custa em torno de R$ 18 mil ao mês, para fazer o trabalho. É mais viável do que pagar o transporte para o aterro sanitário. Trabalhar o resíduo é importante, mas tem que valer a pena para o bolso do contribuínte”, avalia.

Em parceria com a população

Guilherme Bressan destaca que é preciso maior conscientização das pessoas para que o trabalho dê resultados. “Nós temos trabalhado em conjunto com o pessoal do comércio e procurado formas de conscientizar a população da importância de cada um fazer a sua parte. Uma das ações é a semana “Tubarão Rumo ao Lixo Zero”, que vai proporcionar palestras e diversas informações para a população no início do próximo mês. Mas não há outra forma, é uma questão onde todos têm que participar para alcançar o objetivo”, finaliza Guilherme.

Cronograma

A coleta seletiva recolhe apenas o lixo reciclável, como papel, papelão, plástico, vidro e metal. Para descartar o óleo de fritura, armazene em uma garrafa e coloque ao lado do lixo reciclável. Os lixos orgânico, de banheiro, rejeitos e entulhos não serão recolhidos pela coleta.
Confira os dias e as rotas:

Segunda-Feira
• Fábio Silva, Cruzeiro e Sertão dos Corrêa – A partir das 7h30min.
• Vila Moema – 13h30min.
• Centro – 18 horas.

Terça-Feira
• Congonhas e Santo Antônio de Pádua – 7h30min
• São João margem direita – 13h30min

Quarta-Feira
• Morrotes e Vila Esperança – 7h30min
• Humaitá e Humaitá de Cima – 13h30min

Quinta-Feira
• Monte Castelo – 7h30min
• São João margem esquerda – 10 horas
• Oficinas – 13h30min

Sexta-Feira
• Passagem e Recife – 7h30min
• Dehon e Revoredo – 13h30min