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Com 4ª faixa, Morro dos Cavalos terá barreiras de concreto e metal

Foto: Muriel Ricardo Albonico

Foto: Muriel Ricardo Albonico

A construção da quarta faixa de rolagem na BR-101 Sul catarinense, no Morro dos Cavalos, em Palhoça, vai abrir espaço para a instalação de barreiras de concreto e defensas metálicas para divisão do fluxo de veículos e anteparo de segurança em curvas. A atual plataforma de operação não permite a instalação de dispositivos de segurança desse gênero.

Serão instalados 4.350 metros de proteções metálicas, sendo 2.050 metros no lado esquerdo (sentido Sul-Norte) e 2.300 metros no bordo direito (Norte-Sul). A face Sul do morro, entre a aldeia indígena e o rio Maciambu, vai abrigar a instalação da maioria das proteções de metal, pois é o trecho mais extenso de obras. Para o início da instalação é preciso que o pavimento esteja finalizado em todo o percurso.

O DNIT vai instalar 170 metros de proteção de concreto para divisão de fluxo da BR-101 Sul, no segmento entre o km 233,74 ao km 233,92, em frente da aldeia indígena. Proteções também serão instaladas em pontos críticos do segmento, tanto para divisão quanto para anteparo em bordo de pista. A instalação das barreiras, conhecidas como New Jersey, será feita em trecho que a plataforma abrigue espaço para isso. Onde a largura das faixas não permita, haverá sinalização para indicar a divisão de pistas ou fixação de defensas metálicas em bordos. Para isso, o projeto de construção da quarta faixa prevê a colocação de 1.621 elementos refletivos bidirecionais – os tachões – em toda a extensão de obras.

Além das proteções, o projeto de ampliação do trecho prevê nova sinalização vertical e horizontal (placas, painéis, faixas de eixo e bordo), abrigos nas paradas de transporte coletivo, novo acesso e saída à comunidade de Maciambu Pequeno, e 648 metros de calçada próximo da aldeia indígena.

A instalação das proteções

A implantação das proteções metálicas é rápida. Em um caminhão, um braço mecânico introduz o suporte no solo. As calhas metálicas são dispostas ao longo da rodovia, e, posteriormente, içadas e presas ao suporte por parafusos. Por fim, são fixados os últimos parafusos de sustentação. Ao todo, de quatro a seis pessoas executam o processo.

A instalação das defensas metálicas é feita em pontes, viadutos e ruas lindeiras onde as pistas da BR-101 Sul já estejam duplicadas. As proteções fazem parte do contrato para a instalação das sinalizações de segurança e de orientação no trecho sul da rodovia. As estruturas têm como objetivo resguardar a segurança dos usuários da rodovia, em pontos que apresentam necessidade. Estruturas metálicas iguais às instaladas no lote 30 farão parte das OAEs em todos os trechos da duplicação da BR-101 Sul.

As barreiras “New Jersey” são construídas somente nos trechos duplicados e onde não há separação das pistas por canteiros de vegetação rasteira. Todos os lotes da duplicação receberam proteções desse tipo. As barreiras têm 80 centímetros de altura, com base de até 40 centímetros, sendo instaladas por meio de processo automatizado. O concreto é moldado por equipamento mecânico que dá forma à barreira, enquanto outros funcionários fazem os acabamentos estéticos. O tempo máximo para secagem do concreto é inferior a 20 horas.

Colaboração: Muriel Ricardo Albonico/Núcleo de Comunicação DNIT/SC