Saúde

Com a chegada do Verão, cuidados com o sol devem ser redobrados

Foto: Gabriel Rangel/AgNews

Foto: Gabriel Rangel/AgNews

Com a chegada do verão, aumenta a preocupação dos bombeiros com a segurança dos veranistas. Em Laguna a corporação dá dica aos turistas e moradores sobre a exposição ao sol em horários inadequados . O uso de filtro solar é imprescindível em todas as épocas do ano, mas no verão, a reposição do produto deve ser frequente, para evitar o aparecimento de manchas e o risco de um câncer de pele.

Conforme reportagem do jornal Notisul, eles orientam que os banhistas evitem ir à praia nos horários em que o sol é mais forte, entre 10 e 16 horas. Os bombeiros pedem que as pessoas caminhem pela sombra, de preferência no início da manhã ou no fim de tarde.

A alimentação no verão precisa ser mais leve, à base de frutas e saladas. Os socorristas chamam a atenção também para o consumo de água, que deve ser frequente mesmo quando a pessoa não estiver com sede. Café, álcool ou líquidos à base açúcar devem ser evitados. Esse tipo de bebidas, de acordo com os bombeiros, acelera a perda de líquido corporal.

Facilitar a transpiração do corpo também é importante. Para isso, a dica é usar roupas folgadas, com tecidos mais leves e claros. Eles alertam para o uso de chapéus, bonés e óculos com filtro ultravioleta. Os acessórios irão para proteger o veranista de queimaduras solares na cabeça e nos olhos. 

O Corpo de Bombeiros da Cidade Juliana pede ainda que as pessoas tenham maior cuidado com bebês, crianças, idosos, e pessoas doentes – especialmente cardíacas ou com pressão alta. O sol, que é benéfico em alguns horários do dia, pode ser muito prejudicial para quem tem o corpo mais frágil.