Saúde

Com ajuda de programa cocalenses deixam de fumar

Foto: Maria Luiza Da Rolt

Foto: Maria Luiza Da Rolt

O Governo Municipal de Cocal do Sul por meio da Secretaria de Saúde reuniu, na noite desta quarta-feira, 19, na sede do Legislativo, os participantes do Programa de Controle ao Tabagismo para uma confraternização e apresentação dos resultados das atividades desenvolvidas nos últimos quatro meses. O grupo de apoio antitabagismo tem como objetivo ajudar os participantes a largarem o vício, melhorando a qualidade de vida. Dos mais de 50 integrantes, 50% conseguiram parar de fumar com o incentivo da equipe multidisciplinar formada por psicológico, médico, nutricionista, dentista, entre outros, que atendeu cinco grupos de pessoas dos ESFs do Horizonte, Guanabara, Vila Nova, Centro e outro misto. 

Para o aposentado Pedro Paulo Nenes os dias não são mais os mesmos depois de vencer com força de vontade e persistir no objetivo. Ele fumava há 43 anos e decidiu parar por causa da vergonha e incentivo que recebeu por meio do programa. “O cigarro faz muito mal à saúde, mas não conseguia deixar. A vergonha foi o meu alerta, pois as pessoas reclamavam do cheiro, inclusive a minha neta de três anos. Isso me incomodava. Era mais de uma carteira por dia. Quando comecei era bonito, mas hoje é feio. Estou muito feliz por ter vencido e devo isso a este programa, oportunidade e aos profissionais da saúde. Sem eles não seria possível”, destaca.

Pedro também relatou durante a confraternização que parar de fumar também foi sinônimo de economia no bolso. “Quando decidi, fiquei por 100 dias guardando em um cofre o dinheiro da compra do cigarro. No último dia de encontro eu o abri e a surpresa. Consegui guardar R$ 680,00 que utilizei pra comprar um colchão para uma das minhas netas”, relatou durante o encerramento. 

A mesma alegria é comemorada pela aposentada Joanildes Fernandes Moraes, 64 anos, que fumava há 28 anos. “Estava me fazendo muito mal e sozinha eu não conseguia deixar. Até que comecei com uma tosse e durante a consulta médico me disse: ou você enterra o cigarro ou ele vai enterrar você. E assim eu fiz. Graças a Deus persisti com a ajuda da equipe da saúde. Esse grupo é um incentivo que a gente leva para outras pessoas, como aconteceu com meu filho. Sou muito grata pela oportunidade e toda equipe”, avalia. 

O encontro contou com a presença do Prefeito Ademir Magagnin, a vice, Cirlene Gonçalves Scarpato, Secretária de Saúde, Sinara Crippa Milanez e o coordenador do programa, Sidney Duarte de Oliveira que deixaram a sua mensagem de satisfação e orgulho diante dos resultados apresentados pelos participantes. 

Segundo a secretária de Saúde, Sinara as ações do programa envolvem a troca de experiências, apoio entre os participantes e a abordagem de temas direcionados para incentivar a mudança de comportamento e estilo de vida dos tabagistas. “O foco vai desde a dependência química em si e como ela afeta a saúde, os benefícios para quem para de fumar, os primeiros dias sem o uso do tabaco, até dicas para evitar a recaída, além da medicação. Acho tudo isso uma verdadeira conquista para cada participante e que nos incentiva ainda mais a acreditar nesta oportunidade enquanto poder público de mudar a vida das pessoas para melhor”, ressalta.

Para a Coordenador do Programa, Sidney este o apoio do programa é fundamental para muitos casos, pois nele eles encontram um auxílio. “É preciso ter vontade para parar de fumar. Muitos têm até casos de patologia pulmonar, cardíaca e nem sabiam. Com o incentivo conseguiram melhorar a sua qualidade de vida. É preciso deixar de olhar o cigarro como um prazer e se ater às doenças que esse vício traz à saúde”, alerta.

Colaboração: Maria Luiza Da Rolt