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Com duplicação finalizada, pedestres ganham novos espaços entre Araranguá e Sombrio

Foto: Muriel Ricardo Albonico

Foto: Muriel Ricardo Albonico

A duplicação de pistas e construção de obras de artes especiais está finalizada no lote 29. Restam alguns complementos estéticos, de sinalização e construção de uma passarela, mas a mudança na circulação de veículos e pedestres teve o cotidiano alterado. Com vias lindeiras e equipamentos de travessia segura concluídos e liberados, os pedestres ganham espaços para circulação e travessia, com segurança e conforto.

Os pedestres que cruzam a BR-101 Sul no trecho duplicado da rodovia federal, entre os municípios catarinenses de Araranguá a Sombrio, devem utilizar os equipamentos construídos para evitar o fluxo de veículos. A duplicação da rodovia no lote 29 conta com 26 quilômetros de pistas duplicadas, 11 viadutos concluídos (oito liberados), nove passagens para pedestres concluídas e uma passagem inferior somente para veículos. Essa nova configuração da rodovia federal muda o cotidiano principalmente das comunidades lindeiras da duplicação. Os pedestres, que antes precisavam cruzar a pista em mão dupla, agora têm à disposição equipamentos para travessia segura, sem contato com o fluxo de veículos. Três passarelas estão em fase de conclusão, duas em Araranguá e uma em Sombrio.

As passagens de pedestres são equipamentos de segurança exclusivos para estes transporem as quatro ou oito faixas de rolamento. São as últimas obras especiais a serem executadas, pois é necessário que o alargamento da rodovia esteja totalmente concluído. Além das passagens inferiores, os viadutos liberados no segmento são locais de travessia para pedestres, desde que respeitado o espaço destinado para os veículos. Em todos os aglomerados urbanos junto a BR-101 Sul, há equipamentos de segurança como passagens inferiores para pedestres, passarelas, calçadas e faixas para garantir a segurança e conforto das pessoas que circulam a pé.

As passagens inferiores fazem parte do conjunto de obras de arte especiais construídas, ou em construção, destinadas ao trânsito exclusivo de pedestres. As passarelas, passeios públicos, ciclovias e sinalização horizontal (faixas de pedestres), também fazem parte do programa de Melhorias das Travessias Urbanas.

Obras de duplicação voltadas para pedestres

A instalação do conjunto de equipamentos para trânsito de pedestres, como passarelas e passagens inferiores, tem como objetivo garantir segurança dos transeuntes ao cruzar a BR-101 Sul, utilizando as vias lindeiras. Com a execução de passarelas e passagens inferiores de pedestres, são instalados dispositivos que complementam a segurança na travessia de pessoas, como as faixas de pedestres, calçadas e sinalização vertical indicatória.

Além dos equipamentos de travessia, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) implanta faixas para pedestres em vias laterais nos segmentos duplicados da BR-101 Sul/SC. Nestes trechos, há concentração urbana e movimentação de pedestres, fazendo-se necessário a instalação destes dispositivos. Há faixas de pedestres em ambas as vias lindeiras, paralelas a BR-101 Sul, sempre anteriormente aos vãos inferiores de viadutos e saídas de passarelas ou passagens inferiores de pedestres, onde há fluxo de veículos.

Fora das obras estruturais, entre os 22 projetos socioambientais e um estudo que integram o Projeto Básico Ambiental (PBA), desenvolvidos paralelamente à duplicação, consta o programa de Melhoria das Travessias Urbanas. Esse programa é implementado pelo DNIT e acompanhado pela Empresa de Supervisão e Gerenciamento Ambiental (ESGA), e tem como objetivo o planejamento, construção e operação da rodovia, de modo a integrá-la ao espaço urbano, minimizando os impactos sobre a comunidade lindeira, como a separação de bairros pela rodovia.

Passagem somente para pedestres

As passagens de pedestres são o caminho seguro para a travessia das pistas. As passarelas ou as passagens inferiores fazem a ligação entre as margens da rodovia sem que o pedestre fique exposto ao trânsito dos veículos.

As passarelas e as passagens inferiores são equipamentos de segurança exclusivos para as pessoas poderem transpor as quatro ou oito faixas de rolamento. O motorista deve ter ciência que fazer a travessia utilizando motocicletas ou carros expõe os pedestres a acidentes. Os veículos devem utilizar os retornos dispostos na rodovia. Além dos riscos para quem cruza a rodovia a pé, os motoristas que utilizarem os dispositivos de travessia estão sujeitos as penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro. Segundo a Polícia Rodoviária Federal de Tubarão, a multa por trafegar em local proibido pela sinalização é de R$ 90,00.

Colaboração: Muriel Ricardo Albonico/Núcleo de Comunicação DNIT/SC