Geral

Com obras aceleradas, atenção deve ser redobrada na Lagoa Santo Antônio

Foto: Muriel Ricardo Albonico

Foto: Muriel Ricardo Albonico

Com o avanço nas obras de construção da ponte sobre o Canal de Laranjeiras, em Laguna (SC), os usuáriosda BR-101 Sul, turistas e pescadores lindeiros às obras devem atentar para a circulação de balsas e embarcações de serviços utilizados pelo Consórcio Ponte de Laguna. Os trabalhos alocados principalmente no trecho estaiado e no trecho corrente Sul, a lagoa Santo Antônio dos Anjos serve de espaço para a circulação dos transportes aquáticos do consórcio. A prática de natação, uso de lanchas ou jet-skis e também para pesca esportiva ficam proibidas no espaço demarcado pela sinalização náutica, instalada para o empreendimento.

A construção da ponte sobre o Canal de Laranjeiras, em Laguna, é empreendimento rodoviário de grandes proporções. Toda a comunidade lindeira, localizada nos bairros Cabeçuda e Mato Alto precisam atentar para alguns itens de segurança. O mesmo é requerido dos pescadores, turistas e usuários da BR-101 Sul que trafegam entre o km 312 ao km 314.

Pescadores artesanais ou turistas que naveguem pela Lagoa Santo Antônio dos Anjos por canoas, lanchas ou jet-skis devem atentar a circulação das balsas de serviço, transportando peças, equipamentos, trabalhadores, aduelas e combustível, navegando do Canteiro Central, no bairro Mato Alto, até a frente de obras em água. É preciso observar o espaço sinalizado com boias metálicas, onde o canal de serviço foi dragado para circulação das embarcações envolvidas na construção da ponte.

Em terra, o DNIT e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) solicitam aos motoristas e pedestres, por vez, para atentar a movimentação de equipamentos e trabalhadores nas obras de construção. As frentes de trabalho localizadas nos bairros Cabeçuda e Bananal estão todas cercadas por tapumes, para evitar que pessoas não autorizadas possam acessar à obra, se expondo a riscos desnecessários.

Para a população lindeira é preciso atentar aos cuidados necessários para cruzar as faixas de rolagem construídas no desvio. Há um ponto para travessia de pedestres identificados que deve ser respeitado. É proibida a entrada de pessoas não autorizadas dentro das frentes de serviços. Atenção redobrada também a movimentação de trabalhadores e equipamentos na rua Dr. Paulo Carneiro, no bairro Cabeçuda, lindeira aos trabalhos. Toda a movimentação de obras é acompanhada por técnicos do consórcio Ponte de Laguna. 

Colaboração: Muriel Ricardo Albonico/Núcleo de Comunicação DNIT/SC