Saúde

Com onda de calor, cuidados com a saúde são essenciais

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com a temperatura chegando próximo aos 40ºC em Tubarão nessa quarta-feira (29), alguns cuidados com a saúde são essenciais. De acordo com secretário de Proteção e Defesa Civil Rafael Marques, a temperatura ao longo da semana continuará alta e a sensação térmica pode chegar aos 50°C. 

Segundo o diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde, Marco Antônio Santos, durante este período, as pessoas devem tomar bastante líquido e procurar lugares arejados. “Nossa principal orientação é beber muita água, não se expor ao sol e usar o protetor solar a cada duas horas”, afirma o diretor-presidente.
    
Ainda de acordo com o diretor-presidente da Fundação, a sensação de mal estar é bastante comum com as temperaturas elevadas. “Em casos de indisposição, a pessoa deve parar, beber água e observar. Se persistir, é necessário buscar assistência, pode ser em uma unidade de Saúde ou através do Samu pelo telefone 192", disse Marco Antônio.

Os cuidados também devem ser aplicados aos animais. De acordo com a veterinária do Centro de Controle de Zoonoses, Fernanda Silvestre, nesse período é muito comum a hipertermia nos animais, que é a elevação da temperatura corporal, o que pode levar alguns animais à morte. “Esse problema pode ocorrer principalmente com cães de focinho curto, como na raça bulldog. Por isso é importante manter o lugar arejado e evitar transitar com o animal dentro do carro. O cuidado deve permanecer na rua, quem tem o hábito de levar o companheiro para passear, deve ficar atento às temperaturas da calçada, o calor pode queimar as patas.”, observa Fernanda. 

Algumas pessoas preferem manter a água do animal gelada, o que não é necessário, de acordo com a profissional, o importante é apenas manter fresca e limpa. 

Colaboração: Daniela Goulart/Decom PMT