Trânsito

Com ponte finalizada, Contorno de Araranguá se une a BR-101

Foto: Muriel Ricardo Albonico/Dnit-SC

Foto: Muriel Ricardo Albonico/Dnit-SC

A ponte sobre o rio Araranguá está finalizada. Assim, o Contorno Viário está ligado em definitivo a BR-101 Sul catarinense, unindo as pistas ao elevado construído sobre o Banhado de Maracajá. O último trabalho a ser finalizado é a aplicação do pavimento asfáltico, serviço que será feito nos próximos dias.

Com 185,4 metros de extensão, a ponte formada por duas pistas, com quatro faixas de rolagem, vai abrigar o tráfego de veículos de sentido Norte-Sul e Sul-Norte. Hoje, a estrutura sobre o rio Araranguá, pertencente ao traçado antigo, tem trânsito em mão dupla. Por ser via de velocidade elevada, a nova ponte sobre o rio Araranguá não terá espaço para pedestres, somente acostamento.

A estrutura foi construída no km 411 da rodovia federal, passando também sobre a rodovia SC-447, que liga os municípios catarinenses de Balneário Arroio do Silva a Meleiro. Para unir as margens, o DNIT, através do consórcio Construcap-Ferreira Guedes-MAC Engenharia, assentou o tabuleiro de pistas sobre seis vãos, com 24 pilares construídos, sendo 16 fixados no leito do rio. Foram içadas e instaladas 48 vigas sobre o leito do rio, que dá sustentação a base concretada e asfaltada.

As vigas foram içadas e instaladas por treliça-lançadeira, idêntica a utilizada na Ponte de Laguna, em dimensões menores. As vigas foram produzidas no canteiro de obras usado para a construção do elevado e transportadas até o local de içamento.

Sinalização definitiva em pistas e no rio – Os pilares da ponte sobre o rio Araranguá vão abrigar sinais visuais para indicação de travessia. O projeto de sinalização náutica segue às normas da Marinha Brasileira. No vão inferior da ponte haverá dois espaços para navegação. Ambos medem 20,3 metros de largura por 8,98 de altura, tendo como base as atuais condições da lâmina d’agua. Há outra medida, considerando as possíveis cheias: neste caso, a altura diminui para 4,75 metros, segundo registro da elevação causada pelas chuvas de 2009 na região extremo-sul catarinense.

De acordo com o atual projeto, a sinalização terá indicativos do melhor local para travessia de embarcações, identificado com um círculo vermelho com a letra “I” no centro. Quadrados verdes vão indicar os pilares a bombordo (esquerda de quem se encontra em uma embarcação, voltado para a sua proa) e para boreste (direita) será um círculo vermelho. Os locais onde não será permitida a navegação serão identificados com a letra “X”.

Cuidados na rodovia – Com grande parte das pistas e obras de arte concluídas e liberadas, os usuários da BR-101 Sul devem atentar aos trechos com obras remanescentes. Há trabalhos em execução nos municípios de Laguna, Pescaria Brava, Tubarão, Araranguá e Sombrio, que redimensionam os veículos para desvios laterais. Outro cuidado importante deve ser prestado quanto aos trabalhos de instalação da sinalização definitiva, como as proteções de concreto, defensas metálicas, pintura de faixas e colocação de placas e luminárias.

Ao trafegar em tempo chuvoso, a PRF e o DNIT alertam para a redução de velocidade. O limite de 110 km/h em pistas duplicadas refere-se às condições de tempo estável e visibilidade satisfatória das pistas. Em caso de mau tempo é necessária a redução de velocidade de, no mínimo, 20% e um maior distanciamento entre veículos para evitar acidentes.

Para maiores informações sobre a duplicação da BR-101 Sul, há os canais de interação com o usuário, sendo serviço de Atendimento ao Usuário, pelo 0800 6030 101 e o site www.101sul.com.br.

Colaboração: Muriel Ricardo Albonico/Dnit-SC