Trânsito

Com retorno às aulas, motoristas devem redobrar atenção nas vias lindeiras da BR-101/Sul

Foto: Muriel Ricardo Albonico

Foto: Muriel Ricardo Albonico

Nesta semana as escolas públicas catarinenses iniciaram o ano letivo, com o retorno dos alunos às salas de aula. Com isso, os motoristas devem atentar para a movimentação de estudantes por vias lindeiras à rodovia BR-101 Sul. Em trechos em obras, como nos municípios de Laguna, Tubarão e Araranguá, os usuários devem redobrar os cuidados à movimentação de estudantes que cruzam a rodovia para se deslocarem até a escola e também no retorno para casa.

No entorno da BR-101 há vários estabelecimentos de ensino, com fluxo de alunos, professores e funcionários. Este movimento fica evidente no início da manhã, ao meio-dia e final de tarde, períodos que também registram grande tráfego de veículos. Para se descolar, estes pedestres necessitam cruzar as pistas duplicadas ou simples da rodovia ou usar transporte coletivo que transita por desvios ou trechos de pista simples.
Em trechos duplicados, a recomendação da Polícia Rodoviária Federal e do DNIT é que os alunos procurem os dispositivos de segurança, como as passarelas e passagens inferiores para pedestres. Onde não houver este tipo de estrutura, a travessia das pistas deve ser realizada pelas obras de arte especiais (OAEs) como os viadutos e passagens inferiores para veículos.

Nos poucos trechos em pista simples, principalmente no bairro Barranceira, em Laguna, Bananal, em Pescaria Brava e Mato Alto, em Araranguá, os pedestres devem observar o movimento de veículos nas duas faixas de rolagem da rodovia. Deve-se ter paciência e atenção. É importante procurar um ponto seguro, que dê visibilidade a ambos os sentidos do fluxo, e, somente quando considerar que há tempo suficiente para fazê-lo sem correr.
Os transportadores escolares devem atentar e respeita a sinalização vertical e horizontal disposta na rodovia e vias laterais.

Nas pistas duplicadas o limite de velocidade para ônibus é de 90 km/h e em pista simples, 80 km/h. Nas vias laterais, o limite máximo de velocidade está fixado em 50 km/h.  Nas travessias urbanas nos municípios de Imbituba, Tubarão, Sangão, Içara, Maracajá Araranguá, Sombrio, Santa Rosa do Sul, São João do Sul e Passo de Torres, o DNIT instalou faixas de sinalização horizontal, nas vias laterais, para travessia de pedestres.

Obras de duplicação voltadas para pedestres

A implantação do conjunto de obras para trânsito de pedestres, como passarelas e passagens inferiores, tem como objetivo garantir segurança dos transeuntes ao cruzar a BR-101 Sul, utilizando as vias lindeiras. Com a execução de passarelas e passagens inferiores de pedestres, são adicionados dispositivos que complementam a segurança na travessia de pessoas, como as faixas de pedestres, calçadas e sinalização vertical indicatória.

Em conjunto com as obras estruturais, há 22 projetos socioambientais e um estudo que integram o Plano Básico Ambiental (PBA), desenvolvidos paralelamente à duplicação, entre eles o Programa de Melhoria das Travessias Urbanas. Esse programa é implementado pelo DNIT e acompanhado pela Empresa de Supervisão e Gerenciamento Ambiental (ESGA). O desenvolvimento tem como objetivo o planejamento, construção e operação da rodovia, de modo a integrá-la ao espaço urbano, minimizando os impactos sobre a comunidade lindeira, como a separação de bairros pela rodovia.

Colaboração: Muriel Ricardo Albonico/Núcleo de Comunicação DNIT/SC