Segurança

Comandante da PM anuncia instalação de Base Avançada em Guatá

O clima de insegurança que afligia a população guataense está com os dias contados. Em reunião realizada na noite desta quarta-feira (21), às 19h, no Clube 1º de Maio, do distrito, com a presença de dezenas de moradores, lideranças comunitárias, vereadores, prefeito e vice e o comando da Polícia Militar da 6ª região, foi anunciada enfim, a implantação de uma Base Avançada da PM na comunidade.

Há mais de 16 anos a comunidade reivindicava a instalação da base e a presença efetiva da PM junto a população de Guatá, que tem hoje aproximadamente quatro mil habitantes e sua sede está localizada cerca de seis quilômetros da área central de Lauro Müller, onde está instalado o Destacamento da Polícia Militar.

O anúncio de instalação da base foi feito pelo comandante da 6ª Região de Polícia Militar, Coronel Ed’oner Paes Sá e foi bastante comemorado pelos presentes, especialmente pelo presidente da Associação de Moradores Manoel Jades Izidorio, que há mais de 16 anos lutava pela sua efetivação.

Para a presidente da Câmara de Vereadores, Soraya Curcio Librelato, esse é um grande passo que o Guatá dá para a tranquilidade de seu povo. “A Câmara de Vereadores está muito feliz com esta boa notícia. Obrigado ao Coronel Ed’oner por atender ao nosso pleito. Sabemos das dificuldades do trabalho da PM, que muitas vezes não é reconhecido, mas sabemos também o quanto esse trabalho é importante para toda sociedade”, destacou.

Segundo o prefeito Fabrício Kusmin Alves o local onde será instalada a base fica no antigo prédio do posto de saúde. “Já mostramos o espaço ao tenente-coronel Ed’oner que já o avalizou. Estaremos formalizando o convênio com a PM nos próximos dias e mobiliando o prédio para que os trabalhos possam ser iniciados. Estamos feliz com mais esta conquista, que foi a principal reivindicação dos moradores do Distrito de Guatá em nossa reunião participativa. Desde o ano passado viemos lutando ao lado de lideranças estaduais para que esse momento chegasse”, ressaltou.

Conforme o comandante da PM, de início será destacado para a comunidade dois policiais da reserva que serão reconvocados. “A partir de julho quando estaremos formando novos policiais, ai sim iremos enviar dois homens para o Guatá, que ficará com dois para o serviço burocrático, no caso os da reserva e dois para rondas na comunidade”, explicou.

Um policial para cada 2,8 mil habitantes

De acordo com dados divulgados pelo Coronel Ed’oner Paes Sá, a 6ª região da PM é formada por 27 municípios da Amrec e Amesc, totalizando uma população de 601 mil habitantes.

O número de policiais para atender os 27 municípios é de 667. O que segundo o militar corresponde a um policial para cada 2.823 habitantes.

Número de ocorrências em Criciúma

Com uma população de 202 mil habitantes o município de Criciúma registra hoje uma média de 150 ocorrências policiais por dia.

[soliloquy id=”67728″]