Saúde

Combate à dengue: cuidados devem ser redobrados no verão

Foto: Daniela Goulart/PMT

Foto: Daniela Goulart/PMT

A estação mais quente do ano acaba se tornando também a mais propícia para a proliferação do mosquito da dengue. Por isso, alguns cuidados são essenciais. O setor de Combate à Dengue da Prefeitura de Tubarão tem algumas dicas para evitar esse tipo de problema.

Os vasos de flores, por exemplo, não podem ter acúmulo de água. “As pessoas devem se reeducar, mudar o método de manter a plantação com água. A areia no prato pode ser uma boa opção, e até mesmo não usar o recipiente, deixando a água escorrer”, afirma o coordenador do setor, Hélio de Oliveira. 

Todo recipiente que mantenha a água parada pode ser perigoso: pneu, garrafas, entre outros materiais. “Não basta apenas guardar esses recipientes onde não chove. É necessário secar antes de guardar, pois aquela sujeira que fica nos cantos também deve ser retirada”, afirma Hélio.

Atualmente o setor vem recebendo denúncias em relação ao problema. De acordo com o coordenador, a maioria das ligações é proveniente de preocupações com piscinas sem tratamento. “O ideal para quem tem piscina é manter a água tratada, assim evita esse tipo de problema”, observa.

Nessa época aumentam as reclamações, mas fique atento: para coletar o líquido a ser examinado é necessário material esterilizado e a coleta deve ser feita por um profissional da área. Por isso, antes de qualquer atitude, entre em contato com setor de Combate à Dengue, pelo telefone (48) 3621-9653.

Colaboração: Daniela Goulart