Saúde

Combate à dengue é redobrado em Laguna

Foto: Secom Laguna

Foto: Secom Laguna

No verão, com as fortes chuvas, a atenção ao combate à dengue tem que ser redobrada. Laguna intensifica as campanhas de prevenção e ações para o combate do mosquito Aedes aegypti nesta época do ano. Funcionários da Secretaria de Saúde, entre agentes comunitários de saúde e agentes de controles de endemias, estão orientando a população. Nas praias, os moradores e veranistas estão recebendo folhetos educativos. Na praia do  Mar Grosso, a equipe está na Tenda da Saúde tirando as dúvidas da população. 

No município estão espalhadas 120 armadilhas em pontos estratégicos. Os equipamentos são monitorados pelos agentes de controles de endemias. De acordo com o coordenador do programa municipal da Dengue de Laguna, Marco Aurélio de Souza, em Laguna nos primeiros dias de 2014 não houve registro de foco do mosquito transmissor. Em Santa Catarina já foram 53 pontos. 

Em muitos casos durante o ano, as equipes de combate à dengue visitam as residências explicando e distribuindo material educativo sobre as medidas preventivas para eliminar os locais que acumulam água e que acabam servindo de criadouro para o mosquito. Entre as medidas apresentados estão, a retirada de água dos pratos dos vasos, a cobertura de caixas d´água, virar de boca para baixo, os fracos como latas e baldes, troca de água de bebedouros dos animais, entre outros.

Outra medida adotada pela Secretaria de Saúde são as inspeções em depósitos de ferro-velho, borracharias e em outros estabelecimentos com grande concentração de pessoas.

Onde fazer denúncias e tirar dúvidas?

Os agentes de combate à dengue estão à disposição da comunidade na sede da Secretaria de Saúde, localizada ao lado do Centro Administrativo Tordesilhas. O telefone é 3644-1315 (ramal 208). Nos postos de saúde dos bairros, o cidadão também pode procurar orientações.