Segurança

Combate de incêndio em vegetação dura 16 horas em Laguna

Foto: Corpo de Bombeiros de Laguna/Engeplus

Foto: Corpo de Bombeiros de Laguna/Engeplus

As queimadas em vegetação continuam na região Sul do Estado. O tempo seco colabora para proliferação das chamas. Nessa segunda-feira, um incêndio durou 16 horas, em Laguna. Por volta das 9 horas as localidades de Barbacena, Praia do Sol, Estreito e Nova Fazenda tiveram vários focos de fogo em vegetação rasteira. Foi deslocado uma guarnição para o local e iniciado o combate utilizando batedores, água e bomba costal.

Por volta das 16 horas, foi deslocado uma guarnição do Corpo de Bombeiros de Imbituba para o bairro Estreito, sendo que o fogo estava se alastrando rapidamente e poderia alcançar algumas residências.

Aproximadamente 100 hectares foram queimados pelo fogo, sendo que 80% da área é de reflorestamento de eucalipto e o restante de mata nativa. De acordo com o Corpo de Bombeiros de Laguna, a ocorrência durou 16 horas de serviço, encerrando por volta da 1 hora desta terça-feira, dia 9. Atuaram no local 15 bombeiros, sendo oito militares de Laguna, três bombeiros voluntários de Laguna e quatro bombeiros militares de Imbituba.

O fogo em vegetação também foi registrado em Criciúma e Forquilhinha nesta segunda-feira. Conforme reportagem publicada pelo Portal Engeplus, a maioria dos casos de fogo em vegetação acontece quando a população tenta queimar lixo ou prefere usar o fogo para retirar o mato que cobre os terrenos. Com isso, outro problema acaba surgindo: cada vez mais animais têm morrido em incêndios na região.

Em caso de incêndios, o telefone de emergência do Corpo de Bombeiros é o 193.