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Começa o içamento e a instalação de aduelas na Ponte Anita Garibaldi, em Laguna

O mega equipamento que instalará as aduelas na Ponte Anita Garibaldi, a nova transposição do Canal de Laranjeiras na duplicação da BR-101, em Laguna, já está em funcionamento.

Colaboradores do consórcio Ponte de Laguna, formado pelas empresas Camargo Corrêa/Aterpa-M.Martins/Construbase, iniciaram o içamento e a instalação das aduelas esta semana.

O equipamento novo veio de Portugal para ser utilizado exclusivamente nas obras da ponte. Cada vão deve ficar pronto em cinco dias, desde que as condições climáticas permitam a operação na Lagoa Santo Antônio dos Anjos.

Uma equipe de 30 operários é necessária para operar o equipamento e realizar as atividades de construção civil envolvidas. No momento, o içamento e instalação das aduelas está concentrado na cabeceira norte e seguirá em direção ao trecho estaiado.

Quanto pronto, a operação fará o caminho inverso: da cabeceira sul, na comunidade de Bananal, até os mastros centrais, no meio da lagoa.

Cada vão da ponte será constituído de 14 aduelas de cerca de 90 toneladas cada. A construção das unidades é realizada sobre bases de concreto. Ao todo, serão utilizadas 706 unidades de aduelas para construção das pistas da ponte sobre o Canal de Laranjeiras.

Obra no viaduto de Bananal avança

A última obra de arte especial do lote 25 da duplicação da BR-101, entre Laguna a Capivari de Baixo, entra na reta conclusiva. As vigas para compor as pistas elevadas do viaduto na comunidade de Bananal começaram a ser instaladas nesta semana.

A ferragem para concretar o vão já começou a ser amarrada. Em paralelo, há trabalhos de deposito e compactação de aterro na futura cabeceira sul do equipamento. O acesso oposto tem as bases e resta apenas efetuar a colocação da capa asfáltica.

Este é o último viaduto em construção dos oito previstos nesse lote, que tem ainda mais quatro passagens inferiores para pedestres (duas em fase final de conclusão), e uma ponte (concluída – na divisa de Capivari de Baixo com Tubarão).

Quando pronto, o equipamento servirá de acesso ao bairro Bananal e outras comunidades interioranas de Laguna, Pescaria Brava e Imaruí. Enquanto a obra não fica pronto, o trânsito segue por desvio, o que exige maior atenção dos motoristas e moradores.

O segmento está sinalizado e identificado com placas e faixas indicadas sobre a pista, sendo o limite de velocidade fixado em 60 quilômetros por hora. Aos pedestres foram construídas calçadas para evitar exposição ao fluxo da rodovia, bem como faixa de trânsito local de veículos.

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