Geral

Começam os trabalhos de engenharia no acesso norte do túnel do Formigão

Foto: Muriel Ricardo Albonico

Foto: Muriel Ricardo Albonico

Desde sexta-feira (23), trabalhadores e equipamentos para execução das obras complementares da BR-101 Sul catarinense, entre o Km 300, em Laguna, e o Km 358, em Sangão, estão sendo deslocados para Tubarão. Isso porque o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit/SC), através do consórcio Setep-Sotepa, dá início à construção dos acessos à galeria e à rodovia estadual SC-390. As obras complementares iniciaram no dia 7 de janeiro, com a etapa de análise do projeto e topografia.

Na quinta-feira (22), uma escavadeira hidráulica, uma motoniveladora, operadores e equipe de topografia foram posicionados no local. À tarde, mais equipamentos e trabalhadores foram mobilizados e iniciaram os serviços de remoção de solo de baixa resistência e colocação e compactação de aterro para ligar a pista em pavimento rígido (concreto) ao flexível (asfalto). Na última sexta-feira, a camada base de rochas foi depositada e os trabalhos de compactação para instalação das camadas asfálticas seguem.

O lote de obras complementares compreende 5.875 metros de novas vias laterais em seis trechos, entre o Km 300 e o Km 329,9, uma nova ponte e o alargamento e reforço da ponte para o trânsito do sentido Sul – Norte, no Rio Capivari (Km 329,9). Restauração de 1.080 metros da atual pista no Morro do Formigão, construção de 3.080 metros de passeios públicos (calçadas) nas vias laterais do bairro São Cristóvão, quatro passarelas e uma passagem inferior para veículos no acesso aos bairros Sertão dos Corrêas e Vila Cruzeiro, no Km 338,9, em Tubarão.

Aos motoristas é solicitado que redobrem os cuidados quanto ao movimento de entrada e saída dos equipamentos, principalmente dos caminhões basculantes e dos veículos de transporte de pessoal. Aos pedestres é proibida a entrada nas frentes de trabalho. O limite de velocidade no Morro do Formigão é de 60km/h em todo o segmento em obras.

Colaboração: Muriel Ricardo Albonico/Núcleo de Comunicação DNIT/SC