Geral

Começou a obra de pavimentação da Avenida João Marronzinho

Foto: Marco Bocão

Foto: Marco Bocão

Começou nessa quarta-feira (30) a obra da avenida João Marronzinho. Segundo a secretária de Planejamento, Grazielle Citônio, as demarcações foram realizadas nas últimas semanas e o serviço começou pela drenagem. As tubulações de concreto já estão no local e uma máquina retroescavadeira está abrindo o terreno na lateral. “Durante esses próximos meses o trabalho será todo voltado para a drenagem, que é mais demorado. Como tudo será feito nas laterais da estrada não haverá intervenção no tráfego de veículos ou fechamento da avenida. A última etapa da obra é a realização do asfalto”, disse Citônio. A empresa responsável pela execução da pavimentação asfáltica é a Setep Construções SA, vencedora da licitação.

“Essa obra é um dos nossos compromissos nesta gestão. Laguna terá uma nova cara, pois essa obra será o cartão postal da cidade”, disse o prefeito Everaldo.

A via possui cerca de dois quilômetros de extensão e é um importante acesso às praias norte e sul de Laguna. Principalmente à Praia do Mar Grosso. Atravessa o condomínio residencial Laguna Internacional e pode ser utilizada como alternativa de acesso ao centro da cidade e BR-101.

A obra tem apoio do governo do estado e está avaliada em aproximadamente R$13 milhões. Os recursos são do Fundo de Apoio aos Municípios – Fundam, através do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul).

Detalhes do projeto

A avenida terá pista dupla dos dois lados, cada uma com 3,50 metros de largura e acostamento com 1,50 metros, tendo canteiro central medindo dois metros.

O lado esquerdo da pista possuirá uma faixa de passeio para pedestres com 2,50 metros. Já o lado direito, terá ciclovia e faixa de passeio, ambas com 2,50 metros de largura cada, separadas por um canteiro central de um metro.

Atualmente a avenida possui problemas porque a estrada está com adensamento e a drenagem é insuficiente, não tendo saída de águas adequada.

A drenagem proposta será feita com caixas coletora bocas de lobo para o desague das águas pluviais da pista. Estas caixas irão desaguar em uma galeria, em ambos os lados, que estão projetadas às margens da via.

O projeto prevê ainda rampas de acessibilidade e sinalização vertical e horizontal.  

Empresa responsável pelo projeto: Prosul. Contratada pelo Departamento Estadual de Infraestrutura – Deinfra.