Economia

Comércio de Tubarão tem desempenho acima da média nacional

Cidade Azul comemora um aumento de cerca de 5% a 10% nas vendas.

O comércio de Tubarão teve um desempenho diferente do apontado pelos varejistas do Estado e do país neste Natal. Enquanto SC apresentou queda nas vendas e o Brasil teve baixo crescimento – em torno de 2,7% -, a Cidade Azul comemora um aumento de cerca de 5% a 10% nas vendas.

O dado não é estatístico e foi baseado na percepção do presidente do Sindilojas, Fernando Nandi, que é proprietário de três lojas em Tubarão. “Avaliando os nossos estabelecimentos e também aqueles com os quais temos contato constante, principalmente o comércio do centro da cidade, podemos verificar que o aumento em relação ao ano passado ficou nesta média, que foi muito positiva”, afirma Fernando, em entrevista para o jornal Diário do Sul.

Na opinião do presidente do Sindilojas, um dos fatores que influenciou as vendas positivamente foi o calendário e a abertura das lojas em horário diferenciado desde o dia 6 de dezembro.

Santa Catarina, porém, teve um dos piores natais dos últimos 10 anos. O Estado teve vendas recordes de última hora, mas, no geral, a inflação e o dólar em alta fizeram o varejo vender 2,1% a menos do que no mesmo período de 2012.

O volume de vendas em relação ao ano passado caiu 2,1%, contrariando as projeções de crescimento de 2% da Federação das CDLs de Santa Catarina (FCDL/SC). Na opinião do empresário Sergio Medeiros, presidente da FCDL, o poder de compra foi corroído pela inflação, o que determinou o resultado ruim. “O consumidor está assustado”, avaliou.
Segundo Medeiros, o monitoramento da FCDL mostrou que as vendas de eletrodomésticos foram as mais atingidas. “As pessoas talvez estejam esperando pelas tradicionais liquidações pós-Natal, o que explicaria esta queda”, disse o empresário.

Os números do Sistema de Proteção ao Crédito (SPC) mostraram que a fama brasileira de deixar as compras para a última hora se justifica. Na última segunda e terça-feira, as consultas ao SPC no Estado superaram em 43% o mesmo período do ano passado. “É um aumento recorde, mas, ainda assim, insuficiente para reverter os números negativos que vínhamos observando diariamente”, afirmou Sergio Medeiros.

Brasil tem menor crescimento desde 2003

No país, as vendas de Natal cresceram 2,7% na semana de 18 a 24 de dezembro, na comparação com igual período do ano anterior, segundo dados do Serasa. O crescimento foi o menor desde 2003, quando a empresa de consultoria começou a fazer o levantamento.

A evolução histórica das vendas natalinas medidas pelo Serasa mostra crescimento nacional de venda de 5,1% em 2012; 2,8%, em 2011; 15,5% (2010); 4,1% (2009); 2,8% (2008); 5,3% (2007); 5,6% (2006); 6% (2005); 16,1% (2004); 17% (2003).

“O encarecimento do crédito, determinado pelas sucessivas altas nas taxas de juros, proporcionou um crescimento mais fraco das vendas de Natal neste ano. O elevado nível de endividamento e a diminuição da confiança dos consumidores neste final de ano também contribuíram para o resultado”, destacou o Serasa, em comunicado.