Saúde

Comin articula estruturas para desafogar emergências de hospitais

Foto: Kênia Pacheco

Foto: Kênia Pacheco

Quatro dos dez municípios do Sul catarinense cadastrados para receber a instalação de salas de estabilizações foram contemplados com a estrutura de atendimento à saúde. Para avançar nas outras seis cidades além de Imbituba, Orleans, Sombrio e Turvo, o Colegiado de Intergestores da Região Carbonífera realizou um levantamento da organização e operacionalização das redes de atenção às urgências da macrorregião. O resultado foi apresentado ao deputado Valmir Comin (PP), em reunião, em Florianópolis.

“Com essas estruturas poderemos começar a cultura de a população procurar primeiro as salas de estabilizações e, se necessário, as emergências dos hospitais, que serão desafogadas”, comentou Comin. O encontro, que também contou com a participação do presidente interino da Assembleia Legislativa, Joares Ponticelli (PP) e o deputado José Milton Scheffer (PP) encaminhou uma reunião com o secretário-adjunto de Estado da Saúde Acélio Casagrande, para avançar o tema. De acordo com Comin, a prioridade é inserir o projeto nas cidades de Forquilhinha, Jaguaruna, Praia Grande, Nova Veneza, Siderópolis e Urussanga.

Conforme o secretário municipal de Saúde de Urussanga, Diego Copetti Silveira, coordenador do consórcio, a ideia é organizar a rede de acordo com as necessidades. Também participaram da reunião os secretários municipais de Saúde de Forquilhinha e Jaguaruna.

Colaboração: Kênia Pacheco