Geral

Comitê do Rio Urussanga participa de reuniões com representantes da ACIC e Epagri

O presidente do Comitê da Bacia do Rio Urussanga, José Carlos Virtuoso, e a consultora do Programa SC Rural, Cenilda Maria Mazzucco, apresentaram à diretoria da Associação Empresarial de Criciúma (ACIC) neste mês uma palestra sobre o papel dos Comitês de bacia e os instrumentos de gestão de recursos hídricos. Na oportunidade, os profissionais ressaltaram a necessidade do cadastro dos usuários de água para o planejamento e a gestão dos recursos hídricos e frisaram a importância da representatividade do setor industrial na composição dos Comitês de bacia.

Representantes do Comitê da Bacia do Rio Urussanga também participaram de uma reunião em Tubarão no mês de abril coordenada pela EPAGRI/CIRAM. O encontro contou com a participação de representantes de comitês de bacia, coordenadores municipais e regionais de Defesa Civil e técnicos do governo estadual. O objetivo da reunião foi discutir a estruturação de uma rede integrada de monitoramento hidrometeorológico e de qualidade de água com a realização de uma avaliação criteriosa das redes disponíveis operadas por diferentes instituições públicas e privadas, planejando a expansão dessa rede, caso necessário, por meio da aquisição e instalação de novas estações em áreas carentes.

A consultora do Programa SC Rural, Cenilda Maria Mazzucco, e o assessor administrativo José Elson Bittencourt, representaram o Comitê do Rio Urussanga no encontro e reiteraram a solicitação efetuada há cerca de dezoito meses para a instalação de duas estações hidrometereológicas automáticas e completas da Agência Nacional de Águas no rio Urussanga. “O monitoramento é necessário para a gestão dos recursos hídricos da bacia e para a prevenção e alerta de desastres, como inundações bruscas e graduais, escorregamentos, entre outros”, explica a consultora.

Colaboração: Assessoria de Imprensa Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga

[soliloquy id=”63909″]