Geral

Comitê do Rio Urussanga se reúne com presidente da ACIC

Foto: Eliana Maccari

Foto: Eliana Maccari

O Comitê do Rio Urussanga iniciou a mobilização para articular o cadastramento de usuários de água da bacia, meta do órgão colegiado para este ano. Nesta segunda-feira, dia 24, o presidente do Comitê, José Carlos Virtuoso, e a consultora do Programa SC Rural, Cenilda Mazzucco, reuniram-se na sede da Associação Empresarial de Criciúma (ACIC) com o presidente da entidade, César Smielevski, e com o vice-presidente Donato Zanatta.

Com o intuito de buscar uma aproximação com a entidade, o presidente do Comitê explicou a importância do órgão colegiado e os cuidados com a questão dos recursos hídricos. “Recentemente a FIESC promoveu um encontro e abordou sobre o cadastro dos usuários de água. Por isso nota-se a relevância deste assunto que gostaríamos de tratar com os associados da ACIC, visto que as questões sociais e econômicas estão interligadas”, ressaltou.

Conforme o presidente da ACIC, César Smielevski, a entidade empresarial também possui uma preocupação social. “Tratamos de diversos problemas e nos preocupamos com a sociedade como um todo. Buscamos trazer novas empresas, aumentar a economia, mas também evitar conflitos futuros. Portanto acredito que devemos trabalhar juntos e difundir a questão da água de forma clara e objetiva”, frisou.

Atualmente, o Comitê do Rio Urussanga possui mais de 900 usuários de água cadastrados. Segundo Virtuoso, o cadastro será direcionado para pessoas que usam água retirada diretamente da natureza. “Esta ação de cadastramento subsidiará dados que irão auxiliar em um planejamento. Sem dados não conseguiremos ter ação efetiva e são as políticas públicas que darão suporte para as cidades. Nosso papel é de mediação, pois gestão significa construir soluções”, salientou. O Comitê do Rio Urussanga irá expor o trabalho do órgão colegiado para os associados da ACIC no mês de abril e discutirá o cadastro de usuários de água.

Colaboração: Eliana Maccari