Geral

Comitiva de Cocal busca aumento de efetivo no alto comando da Polícia Militar

Uma comitiva de Cocal do Sul formada por autoridades, liderança, imprensa, empresários e lojistas participou na última sexta-feira (24/10) de uma reunião com o comandante geral da Polícia Militar de Santa Catarina, Coronel Valdemir Cabral em Florianópolis.

O objetivo do encontro foi solicitar melhorias para a área da segurança no município. O grupo pediu o aumento urgente no efetivo da PM. A iniciativa foi encabeçada pela CDL de Cocal e conta com o apoio do Poder Público Municipal.

O prefeito Ademir Magagnin juntamente com a vice-prefeita, Cirlene Gonçalves Scarpato avaliaram o encontro como satisfatório. “O que nós gostaríamos mesmo é que o aumento instantâneo do nosso efetivo acontecesse logo, mas sabemos que é complicado. A garantia que tivemos é que sempre que sair alguém do quadro, ele será reposto. Contaremos também com os apoios dos comandos das PM de Urussanga e Içara para nos dar suporte”, afirmou Magagnin.

O encontro foi realizado no gabinete do Comandante foi considerado positivo pelos participantes. "Levamos um histórico da situação da nossa polícia no município. Mostramos ao comandante que o nosso efetivo é baixo e a situação é crítica. Na semana passada perdemos mais dois policias que se transferiram para a Polícia Rodoviária Estadual", destacou Fernando De Fáveri, Presidente da CDL.

O comandante se comprometeu em manter o efetivo de 11 policiais, mesmo com as saídas de alguns deles. Também afirmou que irá resolver alguns problemas de gestão, mas o tão sonhado aumento de efetivo não deve vir tão cedo. "Hoje, o efetivo da PM de SC é menor do que se tinha há 34 anos. Todas as 295 cidades estão solicitando mais policiais. Não vamos resolver isso da noite para o dia. O governo vem formando em média de 1.000 a 1.500 soldados por ano. Minha meta é chegar a mais de 16 mil policias em quatro anos", afirmou o Coronel.

Ao final da visita, a comitiva conheceu a "Sala da Situação", onde todos os dados do estado são processados e analisados pelas autoridades em tempo real. Participaram do encontro além do Prefeito Ademir e a vice-prefeita, Cirlene Gonçalves Scarpato e o Presidente da CDL, Fernando de Fáveri, o vice José Stopassoli,  Presidente do Legislativo Agenor Pedroso, vereadores Henrique Bittencour, Sidney Duarte de Oliveira, Ivanor Luiz Bortolatto, Geraldo Echeli, Ângela Anjo, Roseny Cittadin e Edson Rosso, entre outros.

Importância do Boletim de Ocorrência

Durante a visita ao comando da Polícia Militar de SC, a importância do registro de Boletim de Ocorrência (B.O) também foi bastante discutida. Hoje muitas pessoas optam por não registrarem pequenos ocorrências, mas com isso os dados não são enviados ao comando da PM. "Sem o registro de B.O os índices ficam sempre satisfatórios, o que na realidade não é. Precisamos conscientizar a população da importância desse registro", destacou Fernando.

Vale ressaltar que os B.O precisam ser registrados na Polícia Militar, e não na Polícia Civil, pois eles não ficam anexados.

Colaboração: Maria Luiza Da Rolt

[soliloquy id=”93926″]