Geral

Comitiva do Ministério da Justiça define programação da Primeira Mostra Laboral

Foto: Denise Lacerda

Foto: Denise Lacerda

Uma comitiva do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), do Ministério da Justiça, esteve em Santa Catarina nessa sexta-feira, 31, para definir a programação da Mostra Laboral do Sistema Prisional Brasileiro que será realizada de 15 à 17 de setembro no Centro Integrado de Cultura (CIC) em Florianópolis com representantes dos 27 estados da federação. A reunião foi realizada na sede da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania e participaram integrantes da comissão de organização.

De acordo com a diretora de Políticas Penitenciárias do Depen, Valdirene DaufemBack, Santa Catarina foi escolhida pelo Ministério da Justiça para sediar o evento por ser referência no Brasil em número de presos que trabalham, mais de 57% exercem uma atividade laboral. “Além da expressividade no percentual de apenados que trabalham, Santa Catarina tem inovado nas políticas laborais penitenciárias”, ressalta a diretora do Depen. Somos referência nacional e estamos servindo de modelo, isto é orgulho para Santa Catarina”, complementou a secretária de Estado da Justiça e Cidadania, Ada Faraco De Luca.

A Mostra Laboral do Sistema Prisional Brasileiro contará com a abertura do Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e com a presença de debatedores internacionais. O Depen também aproveitará a importância do evento para lançar estratégias de uma política nacional de trabalho no sistema penitenciário brasileiro.

 A Mostra, que inclui atividades laborais executadas nas unidades prisionais, feira com exposição de produtos fabricados por reeducandos e seminários sobre a ressocialização por meio da reabilitação socioeconômica, será realizado pela Secretaria da Justiça e pelo Deap em parceria com o Depen.

Produtos catarinenses – Uma Mostra Laboral do Sistema Prisional Catarinense já aconteceu em março do ano passado no CIC, em Florianópolis, e foi inédita no sistema penitenciário de Santa Catarina. Pela primeira vez o público conheceu os produtos fabricados por apenados catarinenses resultado da  parceria com  empresas e organizações que oferecem oportunidade de trabalho e renda no sistema prisional do estado.

 Móveis, estofados, camas, roupas, eletrodomésticos, ventiladores, grill para cozinhas, bicicletas, chuveiros, cortinas, flores, janelas de alumínio, tapetes artesanais, lajotas, lâmpadas, tintas, motores e telefones que estão presentes no dia a dia dos catarinenses fizeram parte da exposição organizada pela Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania e pelo Deap (Departamento Estadual de Administração Prisional)”.

Também participaram o coordenador de Apoio ao Trabalho e Renda do Depen, Leonidas de Azevedo Souza, a coordenadora de Reintegração Social e Ensino, Mara Fregapani Barreto,  o secretário adjunto da Justiça e Cidadania, Leandro Antônio Soares Lima, o diretor do Deap, Edemir  Alexandre Camargo Neto, o assessor do Deap, David Santana, o diretor da Penitenciária de Florianópolis, Gabriel Airton da Silveira,  a gerente do Presídio Regional de Itajaí, Danielle Silva, o diretor da Academia de Justiça e Cidadania (Acadejuc), Marcelo Coelho e o assessor da  Penitenciária de Florianópolis, Bruno Gabriel.

Integram ainda a comissão da Mostra Laboral do Sistema Prisional Brasileiro o gerente laboral do Complexo Penitenciário de São Pedro de Alcântara, João Batista Martins Saturnino, a gerente de Educação, Saúde e Apoio Psquiátrico, Juliana Coelho Campos, e o gerente do Presídio Regional de Itajaí, Rafael Fachini.

Colaboração: Denise Lacerda