Geral

Comitiva italiana busca estimular fabricação de sorvete artesanal

Foto: João Pedro Alves

Foto: João Pedro Alves

A crescente procura por qualidade do sorvete no Brasil vem chamando a atenção dos detentores da excelência na confecção do produto. Italianos da região de Belluno, liderados pelo presidente da Mostra Internacional do Sorvete Artesanal (MIG, de Mostra Internazionale del Gelato Artigianale), o arquiteto Oscar De Bona, estiveram no gabinete do prefeito Márcio Búrigo, na manhã dessa quinta-feira (28), para explanar sobre o mercado e prospectar parcerias na região.

Conforme De Bona, o grupo está em visitas a regiões com predominância de colonização por imigrantes italianos, sobretudo o Sul Catarinense e a Serra Gaúcha. “Por sermos referência na Europa, muitos empresários saíram da Itália para empreender negócios na Alemanha e acabaram recrutando imigrantes brasileiros. Estima-se que mais de dois mil trabalhadores ítalo-brasileiros atuam nessas sorveterias”, informa.

As relações afetivas e até familiares preservadas desde a chegada dos primeiros imigrantes, na avaliação do prefeito Márcio Búrigo, pode favorecer a construção de vínculos comerciais entre italianos e brasileiros. “Alguns dos descendentes que foram tentar a sorte nas sorveterias de italianos na Alemanha instalaram sorveterias na nossa cidade e nos municípios vizinhos. Com o amadurecimento e crescimento da renda dos consumidores, a procura por produtos de qualidade aumenta, o que pode tornar interessante a ambas as partes este intercâmbio de tecnologias e conhecimentos em fabricação de sorvete”, enalteceu.

Colaboração: João Pedro Alves