Geral

Comitiva realiza encontro sobre mobilidade urbana

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Sustentabilidade, energias renováveis, resíduos sólidos, associativismo de pequenas propriedades e mobilidade/modernidade urbana são as ações que os prefeitos da Associação dos Municípios da Região Lagunar e Oeste de Santa Catarina (Amosc) conhecerão durante missão à Europa no período de 16 a 30 de maio deste ano.

O roteiro inclui passagem por Portugal, Espanha, Itália e Alemanha. Nesta semana, a comitiva esteve na cidade de Lisboa, onde trocaram ideias e informações sobre mobilidade urbana. O prefeito Everaldo dos Santos salientou a importância do encontro. 

Os prefeitos conhecerão o parque fotovoltaico em Moura (Portugal). Este parque tem capacidade instalada de 46,41 MW de pico e pode abastecer com energia elétrica aproximadamente 30 mil lares. A absorção de luz solar é feita por 2.520 seguidores solares azimutais com 104 painéis cada um. A central pode evitar a emissão de cerca de 86 mil toneladas de dióxido de carbono.

Em Barcelona (Espanha), o grupo fará visita técnica à empresa Envac, que mantém um sistema de coleta a vácuo. Ao invés de latas e caminhões coletores, a iniciativa consiste em utilizar um sistema de tubos que passam por até cinco metros da superfície até chegar à unidade coletora do lixo na periferia.

O processo é desenvolvido por 150 cidades europeias em 600 redes do sistema. Bocas de lixo são colocadas nas esquinas das ruas e também em prédios comerciais e residenciais para coletar o material. De hora em hora, depois que os resíduos são colocados nas bocas, o trajeto do lixo se inicia. Os tubos são succionados com uma velocidade superior a 70 km/h e chegam até a unidade coletora já separados. Na unidade, o lixo entra diretamente em um contêiner que irá, depois de cheio, para as usinas de triagem. Nas usinas, o papel, plástico e as latas são reciclados e o lixo orgânico se torna combustível para geração de eletricidade.

Apenas em Barcelona, são 113 km de tubulações instalados e a previsão é de que 70% dos resíduos sólidos na cidade sejam retirados pela Envac nos próximos sete anos. Desta forma, 160 caminhões de resíduos pararam de circular diariamente pela cidade.

Os prefeitos também farão visita técnica nas cidades da região de Bologna (Itália). Em Nuremberg (Alemanha), conhecerão o parafuso de Arquimedes, uma máquina utilizada para transferir líquidos entre dois pontos diferentes. A invenção é capaz de bombear água, lama, esgoto e até partículas sólidas como grãos.