Poder Executivo

Comunidade e Município elencam prioridades para a assistência social de Criciúma

Usuários e profissionais se encontraram na 10ª Conferência Municipal de Assistência Social de Criciúma

O Conselho Municipal de Assistência Social em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social realizou nesta quarta-feira (29), no Bairro da Juventude, a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social de Criciúma. O encontro tem como principal meta consolidar o Sistema Único de Assistência Social – Suas, bem como suas políticas, através de debate entre usuários e profissionais do sistema.

Segundo a secretária de Assistência Social, Solange Barp, as propostas levantadas serão fundamentais para as melhorias dos programas da assistência social. “O Suas já está há 10 anos sendo avançado. Eu nunca acreditei em política de gabinete, por isso é muito importante este trabalho que está sendo feito, de inverter a situação e ir buscar as soluções com quem realmente passa pelo problema, mostrando que a política está sendo iniciada de baixo para cima, como realmente deve ser. Somente com este processo, poderemos ofertar uma política de assistência social adequada para nossa população, e levar às conferências estadual e nacional as nossas reivindicações”, destaca.

Durante o encontro, usuários e profissionais puderam manifestar suas opiniões e mostrar a realidade de cada localidade do município, colaborando para a construção das diretrizes para a política de Assistência Social.

De acordo com a presidente municipal do Conselho de Assistência Social, Maria Inês Conti Victor, a participação social é um dos princípios fundamentais para a consolidação do Suas. “Para que acontecesse esse momento nós precisamos o apoio de todos. Viemos com uma riqueza de coisas que já aconteceram durante a caminhada. O Suas trouxe um novo modelo de assistência social, possibilitando que vejamos a diferença entre assistência social e filantropia. Esse é um espaço onde são debatidas ações e políticas de assistência social. Hoje é um dia de elencar nossas prioridades, pois queremos ter um verdadeiro controle social”, comenta Maria Inês.

Para a representante dos usuários das Políticas de Assistência Social, Ana Maria Alano, a conferência não só mobiliza discussões em torno do Suas, como aponta rumos para o amadurecimento da política. “Todos os dias encontramos problemas sérios dessa área, que precisam, e muito, de soluções rápidas. Por isso é importante a participação dos usuários, pois somos nós que vivenciamos a realidade. Não podemos ficar ligados somente no assistencialismo, temos que buscar caminhos que nos levem sempre para um futuro melhor e mais justo”, ressalta Ana.

Colaboração: Milena dos Santos / Diretoria Executiva de Comunicação de Criciúma

[soliloquy id=”138062″]