Geral

Concluído pavimento na galeria do túnel do Morro do Formigão

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), através do consórcio JDantas-Novatecna, finalizou nesta segunda-feira, 27, a aplicação do concreto usinado para compor o pavimento rígido do túnel no Morro do Formigão. O empreendimento faz parte da segunda etapa de duplicação da BR-101 Sul em Santa Catarina e está localizo no km 338, em Tubarão.

No interior da galeria, o avanço do pavimento foi constante, pois a frente de obras não sofria com as mudanças climáticas, acelerando a cura do concreto. O lote de obras para construção do túnel tem 900 metros de extensão, sendo 530 metros de galeria escavada e 370 metros de acessos – 210 metros no Norte e 160 metros no Sul. Para a construção do piso rígido, o DNIT – através do consórcio de empresas, instala o concreto usinado em duas etapas: a primeira deposita e nivela o concreto nos bordos da pista, formando dois corredores. Após a secagem, é preenchido o centro do pavimento, nivelando todo o conjunto. O processo se repete para preencher toda a extensão do túnel.

A meta é finalizar todo o pavimento no lote até o final desta semana, dentro das condições de tempo estável, para aplicação e cura do concreto.

Agora, além do emboque Norte, o consórcio agiliza a construção da passarela, que transpõe a galeria. Neste equipamento, serão construídos acessos à passarela lateral, ligando a pista ao espaço de pedestres. Nos túneis de Morro Agudo, em Paulo Lopes (SC) e Morro Alto, em Maquiné (RS), os pedestres são isolados do fluxo de veículos, por guarda corpos. No Morro do Formigão, a proteção lateral que divide a passarela da pista terá pequenos acessos, a cada 50 metros, para haja a possibilidade dos usuários que tiverem problemas com o veículo possam ficar em local seguro até a chegada de socorro.

A construção do túnel do Morro do Formigão é a quarta obra para transposição de maciços rochosos. Ele está localizado no km 338 da BR-101 Sul, no município catarinense de Tubarão. Outras três estão concluídas e liberadas ao tráfego de veículos, dentro das obras de duplicação da BR-101 Sul Trecho Palhoça/SC – Osório/RS. Os dois primeiros túneis, com 1.841 metros de extensão cada, foram liberados em dezembro de 2010, estão localizados entre o km 67,460 e o km 69,297, em Maquiné, no do Rio Grande do Sul. O terceiro túnel está localizado no km 257,2 da rodovia, no Morro Agudo, em Paulo Lopes. Esta galeria tem 1.014 metros de extensão.

Colaboração: Muriel Ricardo Albonico/Dnit-SC

[soliloquy id=”93919″]