Segurança

Condutores desrespeitam preferência de ambulâncias em ruas de Orleans

Foto: Arquivo/Sul in Foco

Foto: Arquivo/Sul in Foco

Praticamente todos os dias as equipes de resgate do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Orleans saem de seus postos para atender ocorrências dos mais diversos aspectos. Um trabalho diário e que não permite descanso para estes órgãos. Além da tensão e responsabilidade de salvar vidas, mantendo as vítimas estáveis até a chegada ao hospital, as equipes de socorro passaram a enfrentar um problema que passou a ser repetitivo nas ruas de Orleans: encontrar pelo caminho veículos obstruindo a passagem dos carros de socorro.

Conforme o soldado bombeiro militar Kleber, os motoristas que bloqueiam a ambulância prejudicam a agilidade no atendimento, sabendo que todos os segundos são determinantes para o bom trabalho nos sinistros registrados. “Além do atendimento às vítimas no local solicitado ainda têm o tempo de deslocamento da ida e de chegada ao hospital mais próximo. É sempre uma batalha contra o tempo. E ser obstruído por motoristas no trânsito é algo desrespeitoso contra o próximo”, destaca o militar.

De acordo com a Polícia Militar de Orleans, o artigo 189 do Código de Trânsito Brasileiro – CTB estabelece que os condutores que cometerem tal irregularidade podem ser punidos. A infração é considerada gravíssima, com multa de quase R$ 200 e perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação – CNH, sendo autuado por deixar de dar passagem às ambulâncias em serviço de urgência e emergência.