Geral

Conselheiros municipais visitam unidades de saúde

Com o objetivo de conhecer melhor o funcionamento de todo o sistema de saúde de Orleans, na manhã desta terça-feira (3), membros do Conselho Municipal de Saúde visitaram algumas unidades de atenção básica, a sede da Secretaria Municipal, o Centro de Especialidades, o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS e o Canil.

“Nosso objetivo é agregar forças e executar ações em conjunto para atingirmos o índice máximo de qualidade na saúde em Orleans, tanto no atendimento preventivo como no curativo. A humanização do atendimento também é uma das nossas principais metas”, assegura a secretária da Saúde, Hirânia Maria Cascaes Nazário, que acompanhou todas as visitas.

As visitas resultaram em elogios às estruturas físicas dos prédios e pelo bom andamento e organização dos serviços. “Gostamos muito do que vimos durante as visitas. Obstáculos existem, ainda mais em uma área complexa como a Saúde, mas a estrutura do nosso município é muito boa. O conselho está sempre à disposição para que a saúde do nosso município seja cada vez mais qualificada”, pontua o presidente do Conselho Municipal, Fábio Bett.

O Conselho Municipal de saúde é um órgão de muita importância para o município, pois atua juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, a fim de trazer melhorias para o setor, discutindo ações gerais da comunidade e procurar soluções para possíveis problemas. Os membros do conselho são responsáveis por representar a comunidade nas discussões sobre saúde pública, para que haja melhorias nos programas de saúde e no atendimento ao usuário.

Mutirão contra Dengue

A equipe da secretaria da Saúde de Orleans também realizou um mutirão contra a dengue no bairro Coloninha. Além de fiscalizar a existência de água acumulada em garrafas, pneus, latas velhas, entre outros, também foi desenvolvido um trabalho de conscientização com os moradores da localidade.

“Neste período de chuvas devemos dar especial atenção a qualquer recipiente que possa acumular água. O mosquito coloca seus ovos ali e, após as chuvas, as larvas eclodem. Nossa recomendação é tampar ou emborcar esses recipientes. É essencial a colaboração de todos nesta ação”, observa Hirânia.

Colaboração: Stéphanie Piava Pizzolatti/Comunicação Orleans

[soliloquy id=”49354″]