Geral

Consórcio finaliza quinto vão de aduelas na ponte de Laguna

Serão 2830 metros de pistas elevadas.

Foto: Muriel Ricardo Albonico

Foto: Muriel Ricardo Albonico

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), através do Consórcio Ponte de Laguna, finalizou nessa quarta-feira (15), o içamento e instalação do quinto vão de aduelas na ponte sobre o Canal de Laranjeiras. A estrutura está sendo construída entre os municípios catarinenses de Laguna a Pescaria Brava, partindo de Cabeçuda, passando pelo leito da Lagoa Santo Antonio dos Anjos e chegando ao Bananal. Serão 2830 metros de pistas elevadas, unindo a BR-101 Sul entre o lote 1 da travessia urbana lagunense ao lote 25, já duplicado.

Esse é o 15º vão já instalado na ponte, sendo que dez estão prontos em solo, no bairro Cabeçuda, onde todo o trabalho iniciou. O vão foi finalizado em menos de sete dias, meta do consórcio para o preenchimento de cada espaço com aduelas. No espaço entre pilares, são içadas e instaladas 14 aduelas, sendo 12 unidades com 3,65 metros de comprimento, nove metros de largura e 3,2 metros de altura. As outras duas aduelas terão 1,60 metros de comprimento mantendo as demais medidas. Cada unidade pesa cerca de 90 toneladas.

O processo de içamento das aduelas inicia no canteiro Central do consórcio, no bairro Mato Alto, em Laguna. Lá são construídas as unidades que serão transportadas até a frente de obras. A construção das unidades é realizada sobre bases de concreto, em duas etapas, sendo a primeira a laje de fundo e a segunda as vigas e laje superior. Para execução das peças são utilizadas ferragens, formas e cimbramentos (estruturas de suporte provisórias) especiais, e concreto, garantindo a geometria e resistência previstas em projeto.

Como é o processo de içamento e instalação das aduelas – O içamento e instalação das aduelas é feita pela treliça-lançadeira, equipamento que mede aproximadamente 131 metros de comprimento, com 12 metros de altura, contanto do tabuleiro (parte superior do pilar) e cerca de nove metros de largura, sendo o maior equipamento em operação no empreendimento. A treliça tem base fixa, atrelada aos pilares, e um guindaste móvel que desliza sobre a estrutura, içando as aduelas e tem capacidade de carga de 1260 toneladas, sendo capaz de erguer um vão com 14 aduelas – 48 metros de comprimento –, pesando cerca de 1211 toneladas.

As aduelas serão acrescidas de abas laterais, para dar a largura de pistas, que variam de 24 a 26 metros. Ao todo, serão utilizadas 706 unidades de aduelas para construção das pistas da ponte sobre o Canal de Laranjeiras. Depois de içadas, as aduelas vão receber aplicação de adesivo estrutural a base de epóxi entre cada unidade. Em cada ligação de aduelas serão instaladas cindo barras de aço carbono pré-tensionadas, para compressão e cura da cola. Após essa etapa o vão montado é protendido (esticado) e as barras são desmontadas para serem reutilizadas no próximo vão.

Colaboração: Muriel Ricardo Albonico/Núcleo de Comunicação DNIT/SC