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Consórcio prepara rebaixo de pista para túnel no Morro do Formigão

Foto: Muriel Ricardo Albonico

Foto: Muriel Ricardo Albonico

O consórcio das empresas JDantas-Novatecna, contratadas pelo DNIT para construção do túnel no Morro do Formigão, trabalha para rebaixar e compor as pistas de acesso a galeria, por onde circulará o fluxo de veículos no sentido Norte-Sul, da BR-101 Sul catarinense. Os trabalhos são paralelos a escavação das frentes de serviço, em ambos os emboques do túnel.

Serão escavados até quatro metros no traçado de pista para comportar o tráfego. No emboque Sul a escavação é mais evidente, marcando o rebaixo, onde o material retirado das detonações está sendo usado para elevação do talude, por onde será aplicado o pavimento. Dentro do túnel e nos 370 metros de acessos, o pavimento utilizado será o concreto usinado, seguindo orientações de segurança, como usado nos túneis do Morro Agudo, em Paulo Lopes e no Morro Alto, em Maquiné (RS). Asfalto não é instalado em galerias escavadas por ser inflamável.

No emboque Sul, a retirada de solo vem criando taludes na encosta do morro, recoberta por concreto, para evitar erosão. A parede se eleva do nível da pista ao topo do maciço rochoso, próximo a comunidade de Sertão dos Corrêas, alcançando 30 metros de altura. Toda a elevação recebeu a instalação de armações de ferragem (ganchos), inseridos na parede do talude, ligados às telas trançadas com barras de ferro e recobertas com concreto. O conjunto de processos evita que a erosão do terreno possa agir sobre a encosta, prejudicando o emboque.

O túnel no Morro do Formigão – Quando pronto, o túnel para transposição do Morro do Formigão totalizará 900 metros, sendo 530 metros de extensão em rocha escavada e mais 370 metros nos acessos necessários aos dois emboques. De acordo com o projeto, o túnel terá 11,8 metros de altura, comportando duas faixas de rolamento, com 3,6 metros de largura, acostamento com três metros de largura, passagem para pedestres, com 1,6 metros de largura e mais um metro de espaço entre a mureta de proteção e o início da faixa de rolagem da esquerda.

A construção do túnel do Morro do Formigão é a quarta obra para transposição de maciços rochosos. Outras três estão concluídas e liberadas ao tráfego de veículos, dentro das obras de duplicação da BR-101 Sul Trecho Palhoça/SC – Osório/RS. Os dois primeiros túneis, com 1.841 metros de extensão cada, foram liberados em dezembro de 2010, estão localizados entre o km 67,460 e o km 69,297, em Máquine, no do Rio Grande do Sul. O terceiro túnel está localizado no km 257,2 da rodovia, no Morro Agudo, em Paulo Lopes. Esta galeria tem 1.014 metros de extensão.

Atenção aos horários de detonação – Os usuários da BR-101 Sul catarinense devem atentar para a alteração no horário das detonações para escavação da galeria do túnel no Morro do Formigão. Anteriormente, eram definidos até dois trabalhos diários, porém, agora, as detonações acontecerão das 07:00 horas até às 20:30 horas, de segunda-feira a sábado. Com o final do Horário Brasileiro de Verão no próximo dia 16 de fevereiro, o término dos trabalhos de detonação será às 18:00 horas.

A mudança é necessária devido ao ciclo de escavação estar avançando em ritmo acelerado, com trabalhos sendo realizados em tempo integral, reduzindo o intervalo entre as remoções de rocha. Aos motoristas, atenção redobrada a interrupção do tráfego de veículos entre o km 337 ao km 339, em ambos os sentidos de fluxo, durante as detonações de explosivos para escavação de rochas. Seguindo o histórico de atividades na obra, a interrupções no tráfego da rodovia federal dura entre dez a 15 minutos, na eficácia dos procedimentos de detonação, não comprometendo o fluxo de veículos em qualquer horário.

Colaboração: Muriel Ricardo Albonico/Núcleo de Comunicação DNIT/SC