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Consórcio pretende concluir Ponte de Laguna em março

Foto: Lucas Colombo/Clicatribuna

Foto: Lucas Colombo/Clicatribuna

“Um gargalo na congestionada rodovia costal brasileira, finalmente, está sendo resolvido com a construção de uma nova ponte em Laguna”. Assim a jornalista Helena Russel, da revista inglesa Bridge, relata a importância da obra de 2,8 quilômetros de extensão que vai ganhando forma sobre o Canal das Laranjeiras. A inclusão da palavra “finalmente” na frase dá ideia da repercussão internacional que tomou a demora na duplicação da BR-101.

“Em qualquer situação um gargalo desses seria um incômodo”, continua a revista europeia, “mas nesse caso é ainda mais sério, uma vez que a rodovia é um elo muito importante entre as regiões norte e sul do país, e até para a América do Sul”. A Ponte Anita Garibaldi, que será a solução para um dos gargalos mais críticos da BR-101, deve ficar pronta em março de 2015. É a previsão do engenheiro Maury Morales, gerente de produção do consórcio que constrói a ponte de Laguna. “A obra, hoje, já está mais ou menos 90% concluída”, relata Morales. O DNIT chegou a cogitar a hipótese de abrir para o tráfego durante o verão, mas a ideia já está quase descartada.

Quase R$ 600 milhões investidos

A ponte é construída pelo consórcio formado pelas empresas Camargo Corrêa, Aterpa M. Martins e Construbase. Construída entre as localidades de Bananal e Cabeçuda, a ponte terá mais de 2,8 quilômetros de extensão. Até o fim da obra, serão usados quase 100 mil metros cúbicos de concreto e 13 mil toneladas de aço.

A construção chegou a envolver aproximadamente 1,6 mil funcionários, número que já foi reduzido para 1,2 mil. Terá duas pistas de rolamento com duas faixas cada, além de acostamento. Os dois mastros terão mais de 70 metros de altura. O fato de ser estaiada servirá para que a ponte se torne um dos principais cartões postais do Sul do Brasil, adequando-se à paisagem lagunense. O investimento é de R$ 600 milhões.

Com informações do Portal Clicatribuna