Nutrição

Constipação intestinal

Foto: Divulgação/Internet

Foto: Divulgação/Internet

Você já parou para pensar como está o funcionamento de seu intestino? Nos dias de hoje é um problema comum que está atingindo a população. A constipação está relacionada a diversos aspectos, porém o mais importante deles é a má alimentação.

A mudança no funcionamento do intestino vai ocorrer dependendo da incorporação de hábitos alimentares que proporcionem quantidade adequada de fibra alimentar, que é muito importante para melhorar as condições gerais de saúde e ajuda a prevenir a ocorrência futura de outras doenças.

Alguns sintomas decorrentes da constipação intestinal são: gases abdominais, distensão abdominal, dores no trato gastrointestinal.

Caso você venha apresentando estes sintomas vão aqui algumas dicas para ajudar:

– Faça uso das sementes (girassol, abóbora, linhaça, Chia) e farelos (casca de maracujá, farelo de arroz, farelo de aveia, gérmen de trigo) que são fontes de nutrientes e fibras que auxiliam no controle glicêmico e na função intestinal; além de serem riquíssimas em minerais. (duas colheres de sopa/dia de um tipo de sementes e farelo).

– Consuma pelo menos 2 litros de água por dia, se o organismo não tiver a quantidade de água suficiente, irá ressecar o bolo fecal. Além que a água transporta os nutrientes e ajuda a eliminar muitas toxinas.

– Consuma maior variedade de frutas (sempre que possível consumir com casca) e vegetais, que além das fibras, são importantes fontes de vitaminas e minerais.

– Faça uso de probióticos. Os probióticos são alimentos que contém micro-organismos vivos, as famosas bactérias do “bem”, promovendo um bom funcionamento do mesmo através da absorção correta dos nutrientes. São encontrados nos leites fermentados e iogurtes.

– Consuma os prebióticos.  Que são alimentos que não são digeridos e favorecem o crescimento das bactérias que fazem bem ao intestino. Que são as fibras, encontrados em algumas frutas e legumes.

Até a próxima!