Economia

Conta de luz ficará 22,62% mais cara a partir de amanhã

Foto: Sul in Foco

Foto: Sul in Foco

O consumidor catarinense pagará mais caro pelo serviço de energia elétrica na próxima fatura. O aumento será computado a partir de amanhã, conforme foi definido ontem pela direção da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que divulgou o repasse após o pedido da distribuidora Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), na aplicação de um aumento de 22,47% na conta de energia para residências. O acréscimo médio ficará em 22,62% nas contas.

Conforme reportagem do jornal Notisul, desde 2010, quando a Aneel passou a permitir que as distribuidoras entregassem um pleito para reajuste de tarifas, é a primeira vez que a agência reguladora aplica um valor acima do que a direção da Celesc solicitou. Em termos comparativos, no ano passado o reajuste foi de 25,33%, dos quais o concedido pela Aneel foi de 13,73%, ou seja, panorama muito diferente do atual.

Para o gerente comercial da Celesc em de Tubarão, Ivécio Pedro Felisbino Filho, todos os anos, nesta mesma data, é repassado o valor de repasse aos consumidores. “A data-base é 7 de agosto, conforme custos do ano anterior e a previsão para o próximo”, informa Ivécio.

“Como em 2013 houve escassez de chuva em vários estados, a energia produzida pelas hidrelétricas foi menor e, assim, foi preciso comprar das termelétricas para manter o fornecimento, onde os valores são mais caros na produção. Valores repassados agora no reajuste anual”, explica Ivécio.