Geral

Contenção das dunas na Estrada do Farol ainda é impasse

Foto: Reinaldo Langer Jaeger/Divulgação/Notisul

Foto: Reinaldo Langer Jaeger/Divulgação/Notisul

Muito tem se falado da necessidade de conter as dunas do Farol de Santa Marta, em Laguna, para que a pavimentação da estrada 'funcione' totalmente. Caso contrário, em pouco tempo a areia tomará conta da via. O problema é que as informações sobre a existência de um projeto não batem.

Conforme reportagem do jornal Notisul, o gerente de avaliação de impacto ambiental da Fundação de Meio Ambiente (Fatma) em Florianópolis, Daniel Vinícius Netto, conta que no momento o órgão não elabora nenhum projeto do tipo para a cidade. “A licença que temos com o Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) é de 2010 e refere-se a um acordo para medidas de manutenção da rua, na qual o departamento é o responsável por realizar sistematicamente a remoção das areias”, informa Daniel.

No Deinfra, a informação é que o próprio departamento tem um projeto para deter as dunas. “Serão plantadas gramíneas nativas e pés de butiás, além da colocação de um tipo de tela em toda a extensão do trecho”, explica o engenheiro responsável pela fiscalização das obras na estrada, Lucival José Maurício.

O engenheiro informa que toda a aplicação do material de contenção será de responsabilidade da empresa A. Mendes, vencedora da licitação, após o projeto ser encaminhado pelo setor de planejamento do Deinfra.

Já o diretor de planejamento ambiental do Deinfra, William Ernst Wojcikiewicz, afirma que o projeto está pronto e foi entregue ao prefeito de Laguna, Everaldo dos Santos. “O executivo municipal pediu o projeto para que a própria equipe possa executar”, garante William.

Pouco foi feito até agora

A empresa A. Mendes ganhou a licitação para pavimentar com paralelepípedos o ramal para o Farol de Santa Marta, com extensão de 2,4 quilômetros, com a proposta de R$ 2.770.115,66. A ordem de serviço foi assinada em setembro do ano passado. Até o momento, menos de um quilômetro foi pavimentado. O trecho na localidade é de chão batido e diariamente modifica-se com a movimentação das dunas, conforme a direção do vento. 

O prefeito de Laguna, Everaldo dos Santos, integra o 'time' que quer  ver a estrada asfaltada, pedido realizado diretamente ao governo do estado. “Quanto às dunas, a plantação de butiás não será problema para a secretaria de meio ambiente, que resolverá esta questão. Queremos em breve ver a estrada finalizada”, declara.