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Contorno de Araranguá começa a receber sinalização definitiva

Foto: Muriel Ricardo Albonico

Foto: Muriel Ricardo Albonico

As novas pistas pertencentes ao Contorno de Araranguá estão recebendo a sinalização vertical e horizontal definitivas. Com a instalação de faixas de eixo e bordos, bem como de placas e painéis, o anel viário está sendo preparado para receber o fluxo de veículos da BR-101 Sul.

Os segmentos de pistas finalizados receberam a pintura das faixas delimitadoras, bem como a sinalização orientativa de acesso às cidades lindeiras a rodovia federal. No trecho ainda resta a sinalização orientativa para limitação de velocidade e a pintura de sinalização em trechos de pistas em construção próximo a SC-447 e também no bairro Operária, em Araranguá.

Paisagismo também como sinalização – O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) iniciou no mês de setembro passado, o plantio de mudas arbustivas e frutíferas no canteiro central, bordos de pistas, acessos e jazidas pertencentes ao lote 29 da duplicação da BR-101 Sul catarinense. Dentre os 22 projetos socioambientais e um estudo que integram o Projeto Básico Ambiental (PBA) da duplicação da rodovia federal, desenvolvidos paralelamente às obras, consta o Programa de Paisagismo.

O Programa de Paisagismo tem o objetivo de auxiliar na manutenção e no enriquecimento da cobertura vegetal ao longo da faixa de domínio, promover a recomposição das formações ciliares, dentre outros aspectos. Serve ainda para contribuir com a segurança rodoviária, utilizando o potencial da vegetação como sinalização viva e como medida mitigadora compensatória da perda do patrimônio biótico das áreas de uso do canteiro de obras e de implantação da nova pista, devido ao desmatamento necessário à duplicação da rodovia.

No trecho de pistas e obras de arte especiais construídos dentro no Contorno de Araranguá foram escolhidas, e plantadas, mudas arbustivas para servir de tapume natural, evitando ofuscamento pelos faróis dos veículos que trafegarem em sentido oposto, durante a noite. Essa distribuição serve também como sinalização para a rodovia.

Mesmo concluído, tráfego ainda é proibido – Cerca de 95% do pavimento asfáltico pertencente ao Contorno já está concluído. Mesmo assim, os usuários da BR-101 Sul catarinense devem atentar a restrição do tráfego de veículos pelas pistas construídas e em construção. O anel viário aloca trabalhos em três pontos onde há movimentação de equipamentos e trabalhadores, expondo motoristas e pedestres que utilizam o segmento como desvio.

Todos os tipos de veículos estão proibidos de trafegar pelas pistas em construção no Contorno. A restrição do trânsito de veículos é necessária, pois o segmento está inserido em frente de obras para expansão da capacidade de tráfego, e, como tal, a entrada e circulação somente é permitida para equipamentos e trabalhadores autorizados. Para os pedestres, o recomendado é respeitar os espaços delimitados pelo consórcio executor do lote 29, para cruzar a rodovia dentro dos canteiros de obras. Quando necessária a circulação por pistas construídas no contorno, evitar caminhar pelo pavimento, procurando sempre o bordo do acostamento. 

O Contorno terá um viaduto com 2030 metros, em construção no banhado de Maracaja, uma ponte sobre o rio Araranguá, localizada no km 411, uma passagem inferior para a SC-447 (anexo a estrutura da ponte, no km 411), uma passagem inferior para pedestres (já construída no km 412), um viaduto de interseção com a rodovia municipal ARA-271 (em construção no km 414) e um viaduto ligando as pistas do Contorno à BR-101 Sul (em construção no km 416). 

Colaboração: Muriel Ricardo Albonico/Núcleo de Comunicação DNIT/SC