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Coordenadora do Procon de Orleans dá dicas de como evitar problemas nas compras

Coordenadora Alini Mashni (Foto: Ariel Rodrigues)

Coordenadora Alini Mashni (Foto: Ariel Rodrigues)

Neste sábado, dia 15 de março, comemora-se o Dia Mundial do Consumidor. Com a facilidade em diversas formas de pagamento dos produtos na hora da compra, cresce também, o número de reclamações dos consumidores junto ao Procon.

Em Orleans e região não é diferente. Conforme a Coordenadora do Procon na cidade, Alini Mashni, mensalmente são realizados cerca de 250 atendimentos. Os problemas são similares aos de outras cidades. As maiores reclamações são referentes a contratos, compras pela internet, telefonia fixa/móvel e assistência técnica. “Têm dias que chego a realizar 16 atendimentos. É feito o cadastro do consumidor e dependendo do caso, agendado um prazo para o retorno. Na maioria das vezes consigo solucionar todos os problemas dos solicitantes”, destaca.

O Procon é um órgão administrativo, auxiliar da Justiça. É mantido pela Prefeitura Municipal de Orleans e conta com uma coordenadora e uma estagiária.

A primeira orientação é que quando se trata de Direito do Consumidor, o consumidor procure a empresa para uma primeira tentativa de acordo. Não obtendo êxito, é necessário que se traga os documentos pessoais, comprovante de residência, nota fiscal, contrato e outros documentos que tem a ver com a reclamação para que o Procon inicie o atendimento.

Os atendimentos são exclusivamente para moradores de Orleans. “O Procon não atende outras cidades, uma vez que é custeado unicamente pelo município de Orleans e, ainda há a Nota Técnica 002/2013, do Procon estadual de Santa Catarina, que proíbe o atendimento à outros municípios” pontua Alini.

Fugir das compras de última hora, não comprar apenas por impulso e ficar atento à política de troca dos estabelecimentos, são algumas das inúmeras sugestões do Procon. Lojas físicas também não são obrigadas a efetuar trocas por causa do tamanho do produto ou porque o presenteado não gostou.

Outras dicas que podem lhe ajudar no momento da compra ou contratação de serviços:

– O consumidor deve fazer a leitura dos contratos antes de assinar, principalmente no que tange à multa rescisória.

– Deve ter muita atenção ao adquirir produtos ou serviços de vendedores ambulantes.

– Deve ter atenção ao comprar pela internet, pesquisando sempre sobre a idoneidade do site, antes de realizar a compra.

– Sempre exigir a nota fiscal e o termo de garantia.