Geral

Cosméticos com validades vencidas são apreendidos pela Vigilância Sanitária, em Criciúma

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Esmaltes, condicionadores, tonalizantes, hidratantes, shampoos, sabonetes, tintas de cabelos e outros produtos cosméticos com a validade vencida foram apreendidos nesta semana pela Vigilância Sanitária. A operação foi realizada em um único comércio a partir de uma denúncia feita por uma consumidora na ouvidora do Estado, através do programa Pharos.

Entre as mercadorias apreendidas havia algumas com data de validade ainda do ano de 2010.  “Recebemos a denúncia de uma consumidora que comprou no local, então fomos até lá e a denuncia era procedente, havendo uma enorme quantidade de produtos”, explica a fiscal sanitarista Rejane Rosso Dal Pont. Conforme informações da vigilância, somente em esmaltes, havia mais de mil unidades vencidas no estabelecimento. Ao todo, 1.316 itens foram apreendidos, o que equivale ao valor de R$ 5.841 em mercadorias confiscadas pela equipe.

A fiscal orienta que devido às substâncias químicas presentes nesses tipos de produtos, o cuidado deve ser redobrado. “São produtos químicos usados na pele, couro cabeludo e que podem ocasionar sérias complicações como queimaduras, alergias, entre outras. É muito importante que as pessoas olhem a data de validade do produto, que preste mais atenção na hora da compra”, afirma Rejane.

Por representarem riscos à saúde, os cosméticos são submetidos ao controle da vigilância, devendo ser comprados, guardados e utilizados de forma devida para que não provoque nenhum problema de saúde ao usuário. Após a apreensão dos cosméticos, os produtos serão inutilizados no aterro sanitário da SANTEC, em Içara. De acordo com a fiscalização, casos como estes são bastante incomuns, já que no ano passado nenhuma ocorrência do gênero foi notificada dentro da vigilância sanitária.

Colaboração: Denise Possebon